Navegação e conteúdo

Centro de documentação


Aqui, pode encontrar todos os detalhes sobre as principais políticas e termos de serviço, bem como transferir os documentos de envio.

Termos, condições e transferências de documentos de envio internacional


A DHL irá ajudá-lo, quando permitido por lei, na preparação de todos os documentos para transportar os seus envios de forma rápida e eficiente. Encontre acesso a alguns dos documentos de exportação dos EUA utilizados com mais frequência.

Também pode transferir todos os nossos principais termos de envio abaixo.

Envios de mercadorias perigosas/materiais perigosos


A DHL Global Forwarding é um transportador estabelecido de mercadorias perigosas e, como empresa líder em transporte e logística, a DHL cumpre os seguintes regulamentos:

  • ATA para transporte aéreo, aplicável em todos os países que trabalham ao abrigo dos regulamentos da OACI e qualquer companhia aérea abrangida pelos regulamentos da IATA
  • ADR para o transporte terrestre, as diretivas da UE relativas ao transporte de mercadorias perigosas, aplicáveis em todos os países que adotaram a convenção ADR na sua legislação e, adicionalmente, na Europa

Os destinatários são responsáveis por confirmar se os seus envios de mercadorias perigosas irão transitar para o destino por via aérea ou terrestre e preparar o envio em conformidade.

Saber mais sobre

Envio de materiais perigosos por via aérea

O website da IATA oferece uma grande variedade de recursos essenciais para o seu negócio se precisar de enviar mercadorias perigosas por via aérea. Os recursos incluem formação sobre mercadorias perigosas, manuais e fóruns, entre muito outros.

Envio de materiais perigosos por via marítima

Procura uma forma segura de enviar as suas mercadorias por mar? A Organização Marítima Internacional (OMI) fornece informações sobre o transporte de mercadorias perigosas por mar.

Proteção da vida no mar


O transporte de contentores é bastante seguro. No entanto, nos últimos anos, a indústria assistiu a alguns incidentes importantes no mar e na costa resultantes de contentores com declarações de peso incorretas. Para evitar estas situações, a Organização Marítima Internacional (OMI), em colaboração com representantes da indústria, adotou regras específicas como parte da Convenção SOLAS (Proteção da Vida no Mar) incluindo a Verificação da Massa Bruta (VGM).

O objetivo do requisito de VGM é obter um peso bruto exato dos contentores embalados para que os operadores das embarcações e dos terminais possam preparar planos de acondicionamento da embarcação antes de carregarem a carga nos navios. O requisito protege as pessoas e os ativos dos terminais e das embarcações, bem como a carga dos expedidores.

O que mudou a partir de 1 de julho de 2016?

As consequências imediatas para o expedidor são que a partir de julho de 2016, o peso de Verificação da Massa Bruta (VGM) de cada contentor tem de ser fornecido ao transportador antes da data limite da lista de carga.

Além disso, é da responsabilidade do expedidor assegurar que disponibiliza o peso exato. Se o peso de Verificação da Massa Bruta não for disponibilizado, o contentor não será carregado na embarcação.

São permitidos dois métodos para a pesagem:

  • Método 1: Pesagem do contentor embalado
  • Método 2: Pesar a carga e outros conteúdos e adicionar a tara do contentor

A DHL ajuda-o a gerir e cumprir esta nova convenção. Para mais informações, transfira os documentos do guia de envio ou contacte o seu representante de vendas da DHL Global Forwarding ou do Serviço ao Cliente.