Navegação e conteúdo

Soluções de insetting: Mudar para combustíveis sustentáveis para reduzir as emissões de CO₂

Simplificar a logística sustentável com o GoGreen Plus


A compensação (compensação indireta das emissões de CO₂ relacionadas com o transporte fora da cadeia de transporte) pode ser significativa, mas não permitirá a descarbonização total do envio de frete. O insetting através da utilização de combustíveis sustentáveis (como os biocombustíveis) ou a atualização dos veículos da frota com aeronaves e navios marítimos mais ecológicos pode ajudar todos os participantes da cadeia de abastecimento a alcançar os seus objetivos climáticos.

Redução de CO₂ através da mudança para combustíveis sustentáveis


Simplificar a logística sustentável com o GoGreen Plus

O potencial e os desafios dos combustíveis sustentáveis


Os combustíveis verdes são um elemento importante do roteiro para a descarbonização da DHL Global Forwarding e uma alavanca fundamental para o insetting. Os biocombustíveis e os eletrocombustíveis, em particular, apresentam grande potencial de descarbonização.

Os biocombustíveis estão prontamente disponíveis e exigem pouca ou nenhuma mudança na tecnologia dos motores e, por conseguinte, desempenharão um papel fundamental nos próximos 10 anos.

No entanto, poucas localizações permitem atualmente a substituição de combustível em embarcações marítimas ou no aeroporto. Além disso, é difícil para os expedidores envolverem-se para além dos projetos pilotos e para os transportadores escalarem para um aumento da procura.

Utilizar a abordagem “uma atmosfera” para tirar partido do insetting


Aumentar o insetting pode ajudar a canalizar os fundos necessários para investir na produção, na infraestrutura e na utilização de combustível sustentável. A abordagem “uma atmosfera” pode ajudar a tirar partido do insetting.

Todos os navios porta-contentores fazem o processo de escape na mesma atmosfera. Por conseguinte, não importa para o nosso clima onde ou em que navio porta-contentores o biocombustível é usado em vez do combustível fóssil, desde que a redução ocorra em algum local da indústria.

Como consequência, são necessários dois elementos para estabelecer o insetting do combustível sustentável:

  • Aumento da quota de combustível verde na rede
  • Um processo claro de contabilização e verificação. É aqui que a DHL assume a liderança em nome dos seus clientes.

Mudar para combustíveis sustentáveis com a DHL Global Forwarding


Ao trabalhar com parceiros fiáveis, a DHL pode ajudar os clientes não apenas a reduzir as emissões, mas também a contribuir para acelerar a produção sustentável de combustível e a disponibilidade global. Aqui está um exemplo com o frete marítimo:

  1.  A DHL prevê as emissões de carbono que devem ser reduzidas
  2. A quantidade correspondente de combustível marítimo sustentável é “adquirida” e utilizada num ou vários navios porta-contentores.
  3. Os transportadores abastecem-se de combustível marítimo sustentável, mas apenas precisam de cobrir o custo do combustível convencional. A diferença de preço entre o combustível marítimo convencional e sustentável determina o custo do prémio de combustível verde.
  4. Aplicar a abordagem “uma atmosfera” simplifica a troca de combustível, uma vez que o combustível marítimo sustentável não precisa de estar nos mesmos navios que o contentor cujas emissões devem ser reduzidas

Embora conceptualmente este seja um exercício muito simples, cada passo do processo tem de ser gerido de perto para garantir que as reduções de CO₂ podem ser verificadas e reclamadas. É exatamente isso que a DHL Global Forwarding está a fazer pelos seus clientes com o Book and Claim.

Book and Claim


Com o Book and Claim, os clientes podem ter a certeza de que os biocombustíveis estão a ser utilizados através de contabilização transparente e monitorização constante da sua oferta e procura. A redução de CO₂ e a transição para os combustíveis sustentáveis são verificadas. No final do processo, os nossos clientes recebem um certificado (verificado por uma organização independente), que declara e confirma o impacto da redução de carbono.

O Book and Claim faz parte do nosso portefólio de soluções GoGreen Plus. As emissões do transporte principal são reduzidas com a ajuda de combustíveis verdes e as restantes remissões no interior podem ser compensadas opcionalmente.

Desde janeiro de 2020, todas as nossas emissões de envios LCL são reduzidas com combustível marítimo sustentável, sem custos adicionais para o cliente. Este serviço está agora também disponível para os nossos envios FCL (mediante um custo) e, naturalmente, a DHL Global Forwarding também está a testar o mesmo serviço para clientes de frete aéreo.

Contacte o seu gestor de conta principal se gostaria de saber mais sobre o GoGreen Plus.

Tem um desafio específico de envio para o qual gostaria de ter a nossa ajuda?


Os nossos especialistas em envios estão prontos para ajudar