Navegação e conteúdo

Glossário de envio de frete


Noções básicas de informação sobre envio de frete


Documentos de embarque (BOL)

O documento de embarque (BOL) é um documento legal emitido ao expedidor pelo transportador para acusar a receção da carga e constitui prova do contrato de transporte entre as duas partes. Funciona também como título e materializa a transferência da propriedade da mercadoria para o comprador após a receção.

Além disso, o documento de embarque fornece ao transportador e aos condutores todas as informações necessárias para o processamento da carga, podendo ser utilizado para fins de seguro e desalfandegamento. Como NVOCC, a DHL Global Forwarding pode emitir os seus próprios documentos de embarque, designados documentos de embarque internos.

 

Consolidação de compradores

A consolidação de compradores consiste em agrupar pedidos de vários fornecedores num ou mais países em contentores de cargas por contentor completo (FCL) dedicados e entregues diretamente no destino, em vez de gerir envios individuais de contentor com carga de grupagem (LCL). Foi concebida para diminuir os custos de transporte, aumentando o fator de carga dos contentores. Explore os nossos serviços

CMR

CMR é o acrónimo para o título em francês da Convenção relativa ao Contrato de Transporte Internacional de Mercadorias por Estrada. Juntamente com outras disposições legais relativas ao transporte rodoviário de mercadorias, possibilitou a definição de uma waybill de frete terrestre padrão, conhecida como CMR Waybill, e é utilizada na maioria dos países europeus.

Destinatário

O destinatário é o comprador do seu envio. Muitas vezes, é a mesma pessoa que recebe as mercadorias (também conhecida como recetor), mas não necessariamente.

Comércio transfronteiriço

O transporte de carga é definido como comércio transfronteiriço quando as mercadorias são transportadas do seu ponto de origem até ao seu destino sem entrarem no país onde o expedidor está registado.

FCL (contentor com carga completa)

Transportar as suas mercadorias com um envio marítimo de contentor com carga completa (FCL) significa que o contentor, independentemente do tipo ou tamanho, transporta exclusivamente a sua carga. É uma forma fiável, flexível e económica de transportar as suas mercadorias de porta a porta. Com vários tipos de equipamentos e serviços adicionais disponíveis, os envios FCL podem ser adaptados às necessidades exatas da sua carga. Saiba mais acerca dos nossos serviços FCL

House Airway Bill (HAWB)

Uma House Airway Bill (HAWB) é um documento de transporte para envios aéreos, emitido e assinado pelo transitário na receção do envio. Especifica os termos e condições do transporte das mercadorias.

Incoterms®

Os Incoterms® determinam os direitos e obrigações das partes no que diz respeito à entrega de mercadorias do vendedor ao comprador. Fornecem uma estrutura comum para compreender como o transporte é organizado e por quem, quem assume os riscos inerentes ao mesmo e quem é responsável pela segurança e conformidade alfandegária do envio. A sua nomenclatura segue sempre a mesma estrutura – um acrónimo de três letras e um nome de localização. Saiba mais acerca dos Incoterms®

LCL

Transportar as suas mercadorias com um envio marítimo de contentor de carga fracionada (LCL) significa que a sua carga será consolidada com encomendas adicionais de diferentes expedidores e/ou destinatários num contentor. Se o seu envio não exigir um contentor inteiro ou os tempos de trânsito do frete aéreo, reduz os custos de logística e as emissões de carbono.

A DHL está empenhada em liderar a transição para o transporte de frete marítimo limpo e sustentável: desde 1 de janeiro de 2021 que estamos a neutralizar as emissões de carbono de todos os envios de frete marítimo de contentor de carga fracionada (LCL) com biocombustíveis marítimos sustentáveis. Saiba mais acerca dos nossos serviços LCL

Faturação de terceiros

A faturação de terceiros ocorre quando os custos de envio são pagos por uma pessoa que não é o expedidor nem o destinatário de um envio comercial.

Receba informações sobre logística por e-mail

Subscreva as nossas actualizações mensais do mercado e seja convidado para webinars exclusivos onde os nossos especialistas em transitários respondem a todas as suas perguntas sobre o comércio global.

Alfândega - Glossário de envio


Desalfandegamento

O desalfandegamento é o processo de obtenção de permissão oficial para trazer mercadorias para (importar) ou retirar mercadorias de (exportar) um país. Geralmente, um documento de transporte, como o documento de embarque, a fatura e a lista de embalagens. As autoridades aduaneiras podem exigir documentação adicional, por exemplo, o certificado de origem ou o comprovativo de preferência. Saiba mais acerca dos nossos serviços alfandegários

Direitos alfandegários

Os direitos alfandegários ou de importação são impostos pagos sobre mercadorias trazidas para um país. A menos que isentas, todas as mercadorias comerciais importadas estão sujeitas a direitos e impostos alfandegários com base na classificação tarifária de acordo com o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação das Mercadorias (HS). Algumas mercadorias também são avaliadas em relação a outros impostos, incluindo impostos especiais ou direitos anti-dumping.

Sistemas Harmonizados de Designação e de Codificação das Mercadorias (HS)

O Sistema Harmonizado é um sistema reconhecido internacionalmente para classificar produtos. Os países participantes classificam as mercadorias comercializadas com base num conjunto comum de definições para efeitos alfandegários.

 

Foco na sustentabilidade


Dos nossos artigos técnicos ao nosso glossário, analisamos as principais considerações relativas à redução do impacto ambiental do seu envio