Navegação e conteúdo

Cobranças de sobrestadia, detenção e armazenamento

Os nossos especialistas partilham as suas sugestões para evitar custos adicionais


As taxas de sobrestadia, bem como as cobranças de detenção e armazenamento, foram originalmente introduzidas como compensação justa aos proprietários de equipamentos e instalações pelo uso dos seus equipamentos e instalações, incluindo contentores, depósitos de contentores, terminais de consolidação de mercadoria e armazéns.

Estas cobranças são utilizadas como um incentivo para devolver o equipamento ou libertar o espaço de armazenamento o mais rapidamente possível. Muitas vezes percecionadas como um custo de frete adicional inesperado, podem ser frustrantes para os clientes de frete marítimo. Como pode evitar as taxas de sobrestadia, bem como as cobranças de detenção e armazenamento? Quando começa o “tempo gratuito”? Quanto tempo dura realmente?

Os nossos especialistas em Frete Marítimo da DHL Global Forwarding eliminam a complexidade do transporte marítimo, para que possa evitar surpresas desagradáveis e reduzir os seus custos de transporte.

Receba informações sobre logística por e-mail

Subscreva as nossas actualizações mensais do mercado e seja convidado para webinars exclusivos onde os nossos especialistas em transitários respondem a todas as suas perguntas sobre o comércio global.

A diferença entre sobrestadia, detenção e armazenamento: Tudo se resume à localização do contentor


Estas cobranças aplicam-se para à utilização de equipamento de contentores no terminal portuário. As cobranças de sobrestadia são cobradas por contentor e por dia pelo transportador marítimo e o valor cobrado varia de acordo com a localização e o tipo de equipamento.

Durante a fase de exportação, a sobrestadia começa quando o contentor entra no terminal portuário e termina quando este é carregado para o navio ou quando o navio parte. Os transportadores marítimos decidem sobre o fim efetivo do período de sobrestadia, dependendo do tipo e localização do contentor.

Durante a fase de importação, a sobrestadia começa quando o navio chega ao porto ou depois de o contentor ter sido descarregado. Tal como na fase de exportação, os transportadores marítimos decidem a data de início do período de sobrestadia, tendo em consideração o tipo e a localização do contentor. A sobrestadia termina quando o contentor é recolhido do terminal para entrega por camião, comboio ou embarcação ao destinatário.

Para a sobrestadia, os fornecedores devem oferecer um período de tempo gratuito razoável em todas as circunstâncias.

Detenção

Estas cobranças são semelhantes às taxas de sobrestadia, mas surgem fora do terminal portuário. A detenção é cobrada por contentor e por dia e o valor cobrado varia de acordo com a localização, o transportador e o tipo de contentor.

Durante a fase de exportação, a detenção começa quando o contentor vazio é recolhido do depósito de contentores e termina quando o contentor cheio chega ao terminal portuário.

Durante a fase de importação, a detenção começa quando o contentor cheio é recolhido do terminal, continua durante a sua entrega ao destinatário e termina com a devolução do contentor vazio ao depósito de contentores.

Para a detenção, os fornecedores devem oferecer um período de tempo gratuito razoável em todas as circunstâncias.

Armazenamento

Estas cobranças cobrem a utilização do espaço de armazenamento ocupado pelo contentor no terminal, dentro de um armazém ou no depósito de contentores.

Para a importação e a exportação, o período de armazenamento começa quando o contentor entra nas instalações de armazenamento e termina quando é retirado das instalações.

Sabia que? Sobrestadia e detenção na América do Sul

Na maioria dos países sul-americanos, o significado de “sobrestadia” e “detenção” é invertido. Nestes países, “sobrestadia” refere-se ao tempo que os contentores passam fora do porto, enquanto “detenção” refere-se ao tempo passado no porto. Certifique-se de que partilha com o seu parceiro de negócios no exterior um entendimento comum dos termos que acordaram.

Tempo livre de sobrestadia, detenção e armazenamento: Esteja ciente de quando o relógio começa a contar


É concedido um determinado número de dias gratuitos aos clientes antes de qualquer custo de sobrestadia, detenção ou armazenamento ser cobrado. O número exato de dias gratuitos depende em grande medida da localização e do transportador marítimo selecionado, mas também é influenciado pelo tipo de equipamento e instalações. Em alguns armazéns, não é permitido nenhum tempo gratuito.

Estes fatores influenciam a quantidade de tempo gratuito de que os clientes podem usufruir. Mas o que também é importante é que regem igualmente que evento e data aciona a contagem dos dias.

Por exemplo, a sobrestadia na importação pode começar durante o descarregamento do navio ou após a conclusão do descarregamento; mas também pode começar imediatamente na chegada do navio. Considerando que o descarregamento de um navio demora normalmente de 2 a 3 dias, mas pode levar até uma semana em circunstâncias excecionais, nem é preciso dizer que essa diferença aparentemente pequena afeta em muito o preço final a pagar.

Embora estas cobranças nem sempre possam ser evitadas, podem ser significativamente reduzidas com planeamento coerente e comunicação proativa.

As 5 principais sugestões para reduzir as cobranças de sobrestadia, detenção e armazenamento


1. Certifique-se de que a sua carga está pronta a tempo

Para reduzir as cobranças de detenção, aproveite ao máximo o tempo gratuito permitido pelo fornecedor do equipamento. A preparação do seu envio para o sucesso começa antes de o contentor vazio chegar à localização do expedidor. Ao preparar a sua carga para recolha atempada, a equipa de carregamento pode agir rapidamente quando o contentor chegar à localização do expedidor e carregá-lo mais depressa. Desta forma, o seu contentor pode chegar ao porto antes de o tempo gratuito terminar.

2. Seja inteligente acerca do desalfandegamento

Se puder, faça o pré-desalfandegamento da sua carga junto da alfândega. Ao trabalhar com o despachante de frete certo para gerir a sua mediação alfandegária, os documentos necessários para o desalfandegamento de importação são recolhidos com antecedência e todos os passos administrativos estarão concluídos no momento em que o contentor chegar ao porto de chegada. Isto pode permitir que o contentor seja removido do terminal antes de o tempo de sobrestadia gratuito terminar, minimizando também o armazenamento.

Os documentos necessários para o desalfandegamento e tratamento

  • Documentos de embarque
  • Fatura comercial
  • Lista de embalamento
  • Notificação de chegada
  • Se aplicável: Documento de mercadorias perigosas (DG)
  • Se aplicável: licença de importação

3. Use a experiência de um transitário

Planear o percurso do seu envio, encontrar o transportador marítimo e as empresas de transporte rodoviário certas pelo preço certo, encontrar uma solução de armazenamento competitiva, tratar de documentos e concluir os principais passos administrativos, como o desalfandegamento, pode ser complexo e moroso. E mesmo para o envio mais cuidadosamente planeado, qualquer desvio do calendário inicial pode resultar em taxas ou cobranças inesperadas de sobrestadia ou detenção.

A estreita relação da DHL Global Forwarding com os transportadores marítimos permite-nos oferecer mais tempo gratuito aos nossos clientes, juntamente com taxas de sobrestadia e cobranças de detenção reduzidas. E uma vez que a DHL Global Forwarding trata da sua carga de porta a porta, gerindo as suas próprias instalações de armazenamento na sua rede global, pode evitar a complexidade de lidar com várias partes interessadas e pontos de entrega. Assim, pode focar-se no que realmente importa: o seu negócio e os seus clientes.

Explore a nossa vasta gama de produtos de frete marítimo 

4. Exija informações sobre sobrestadia, detenção e armazenamento no seu orçamento

Partilhar as informações certas exige que seja informado corretamente desde o início. As taxas de sobrestadia e detenção, juntamente com o respetivo tempo gratuito, devem estar claramente indicadas no seu orçamento. As taxas de sobrestadia e detenção devem ser indicadas mais especificamente por dia e por contentor. Contacte os nossos especialistas em frete marítimo agora ou utilize o myDHLi Quote & Book para obter um orçamento claro e exaustivo para o seu envio.

5. Comunique proativamente

A comunicação entre despachante, transportador, condutor, expedidor e destinatário deve ser aberta e clara. Em termos concretos, isto começa com a partilha antecipada das instruções de entrega do envio com todas as partes. À medida que o envio segue o seu percurso, as atualizações regulares devem ser recebidas por todas as partes envolvidas, a fim de permitir que adaptem o seu calendário. Pode gerir e seguir os seus envios 24 horas por dia, 7 dias por semana com o myDHLi.

Transferir infografia


Quer ler mais histórias de transitários?


Receba mensalmente na sua caixa de correio eletrónico as últimas novidades sobre o transporte aéreo, marítimo e ferroviário de mercadorias, bem como convites regulares para os nossos webinars.