A tecnologia avança rapidamente, por isso não é de surpreender que haja algumas inovações interessantes previstas para o setor eletrónico este ano. Neste guia, analisamos as tendências da indústria eletrónica de consumo a que as PME devem estar atentas para se manterem competitivas, bem como os conhecimentos de logística e as melhores práticas que as ajudarão a acompanhar o ritmo.
Panorama da indústria eletrónica de consumo
Inteligência artificial na indústria eletrónica de consumo
Quase todos os setores estão a ser transformados pela Inteligência Artificial, mas uma das áreas de inovação mais interessantes é, sem dúvida, o setor da eletrónica.
A Internet das Coisas (IoT) já está a facilitar grande parte da forma como vivemos, trabalhamos e comunicamos uns com os outros. Embora a IoT na indústria eletrónica de consumo - televisões inteligentes, frigoríficos, rastreadores de fitness - seja agora “mainstream”, as suas capacidades estão agora a ser melhoradas pela IA, que pode ler os seus milhões de pontos de dados para obter informações sobre os comportamentos dos utilizadores e criar uma nova era de hiperpersonalização.
Imagine, por exemplo, uma máquina de café que se sincroniza com o seu monitor de sono para preparar automaticamente uma mistura extra-forte se tiver tido uma noite mal dormida, ou um assistente virtual que lê as estatísticas do seu monitor de saúde para criar uma lista de compras personalizada que resolva quaisquer ineficiências alimentares. Com gigantes da tecnologia como a Amazon e a Google a adaptarem a sua gama de produtos ao Matter, “uma norma de código aberto que permite a comunicação entre dispositivos ligados à Internet de diferentes fabricantes ”1, as possibilidades nesta área são quase ilimitadas.
Prevê-se que a taxa de penetração do mercado das casas inteligentes a nível mundial cresça de 19% em 2024 para 33% em 2028.
Fonte: Statista(2)
Talvez ainda mais personalizado do que a eletrónica doméstica é o mercado da tecnologia vestível (wearable) - impulsionado pelo desejo dos consumidores de monitorizar quase todos os aspetos da sua saúde e fitness. O tamanho do mercado de tecnologia wearable está estimado em 186,48 mil milhões de dólares em 2024 e espera-se que atinja 493,26 mil milhões de dólares em 2029 - uma taxa de crescimento (CAGR) de 17,6%3. Alguns dos produtos mais avançados disponíveis este ano incluem o VitalScan portátil da Withings, um dispositivo de saúde conectado pioneiro no seu género que combina quatro ferramentas médicas - um estetoscópio, um oxímetro, um ECG de 1 derivação e um termómetro - permitindo aos utilizadores testarem-se a si próprios em movimento e partilharem os dados com o seu médico.
Por outro lado, a IA está a alimentar uma nova geração de aparelhos divertidos de realidade virtual, como auscultadores para jogos e óculos de vídeo. Os óculos de computação espacial Apple Vision Pro executam aplicações populares, incluindo a câmara, o FaceTime e o Safari, através de uma mistura de AR e VR que os utilizadores podem controlar com o seguimento dos olhos e das mãos. Apesar do seu elevado preço de 3500 dólares, foram vendidas 200 000 unidades nos primeiros 10 dias após o lançamento4.
A Sony e a Siemens revelaram recentemente um auricular de realidade mista para o metaverso industrial, concebido para ajudar os profissionais de engenharia a produzir e analisar modelos 3D dos seus projetos e a diagnosticar eventuais problemas antes de investirem em protótipos reais.
Sustentabilidade da eletrónica de consumo
A IA também está a desempenhar um papel cada vez mais importante na transformação do fabrico de produtos eletrónicos. Os produtos eletrónicos impressos em 3D fazem parte de uma área em rápido crescimento - trazendo produtos para o mercado mais rapidamente e permitindo uma maior personalização.
No entanto, talvez uma das maiores tendências emergentes no lado do fabrico seja a procura de processos sustentáveis. No início deste ano, na convenção tecnológica anual da Consumer Technology Association, várias empresas apresentaram uma nova tecnologia de células solares capaz de alimentar produtos electrónicos de consumo, como alternativa às pilhas descartáveis. Os materiais orgânicos também estão a facilitar algumas das mudanças - os derivados de matéria microbiana ou vegetal - para criar componentes biodegradáveis e eficientes em termos energéticos.
O mercado do fabrico sustentável de produtos eletrónicos deverá registar uma taxa de crescimento anual composta fenomenal de 25% entre 2023 e 2030, impulsionando o valor de mercado para uns impressionantes 150 mil milhões de dólares até ao final da década.(5)
Os consumidores também estão a desempenhar o seu papel no movimento de sustentabilidade, conduzindo a um aumento dos produtos eletrónicos recondicionados e usados. Um relatório da indústria da Worldpanel ComTech6 destacou que os volumes de propriedade de smartphones recondicionados aumentaram 70% nos dois anos até dezembro de 2023 e prevê que 14% dos smartphones vendidos durante o período de Natal serão recondicionados/usados (nos cinco mercados europeus). Em resposta, “os retalhistas e os fabricantes [irão competir] para oferecer aos consumidores um valor mais elevado pelos seus dispositivos antigos para incentivar as vendas”.
À medida que avançamos para 2025 e mais além, as empresas da indústria eletrónica procurarão encontrar um equilíbrio entre as inovações rápidas de produtos necessárias para se manterem relevantes e uma abordagem mais ponderada e sustentável ao fabrico.
LOGÍSTICA ELETRÓNICA
Informações sobre o transporte e melhores práticas para as PME
GO GREEN
Como a sua empresa pode “tornar-se verde”
- Fale com os seus fornecedores para explorar opções recicláveis, biodegradáveis e renováveis para os seus componentes.
- Dê prioridade às pilhas recarregáveis para os seus produtos; estas consomem menos 25% de gases com efeito de estufa do que as pilhas descartáveis de utilização única ao longo da sua vida útil7.
- Inclua orientações sobre a forma como os seus clientes podem eliminar as pilhas de forma responsável após a utilização, para evitar a libertação de metais nocivos para o ambiente.
- Implemente uma estratégia de logística inversa - esta promove a extensão do ciclo de vida dos seus produtos electrónicos através dos “4 Rs”: reciclagem, reutilização, reparação e revenda. A integração desta estratégia nas políticas de garantia dos seus dispositivos irá desviá-los dos aterros se estiverem danificados ou com defeito.
- Utilize o GoGreen Plus da DHL, uma solução dedicada que está a ajudar as empresas a reduzir as emissões de carbono associadas aos seus envios através da utilização de combustível de aviação sustentável. Este biocombustível foi especificamente concebido para ser utilizado como substituto do combustível de avião tradicional e pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 80% em comparação com os combustíveis fósseis.
EMBALAGEM E ENVIO
Se a sua empresa envia internacionalmente produtos que contêm baterias, existem alguns regulamentos importantes que terá de cumprir para garantir que estes chegam ao destino em segurança e sem atrasos.
Dicas para o envio de produtos eletrónicos
- Os regulamentos de envio de pilhas dependem de fatores como o tipo de pilha, a forma como são embaladas (soltas ou dentro de um dispositivo) e os regulamentos aduaneiros específicos do país de destino.
- Devido à sua natureza perigosa, as encomendas que contêm pilhas devem ser embaladas cuidadosamente. Os nossos conselhos sobre o envio de pilhas variam consoante o tipo de pilha a enviar, por isso certifique-se de que segue o procedimento correto.
- O envio de pilhas danificadas ou defeituosas pode ser extremamente perigoso, devido ao risco de incêndio. Por esta razão, qualquer bateria que se suspeite ou se saiba estar defeituosa (inchada, corroída ou com fugas, por exemplo) não é permitida para envio dentro da rede DHL Express.
- A documentação que certifica a conformidade com os regulamentos deve ser incluída no seu envio. Os clientes com uma conta MyDHL+ serão guiados através da documentação necessária para o seu envio, dependendo do seu conteúdo, país de origem e país de destino.
COMO A DHL EXPRESS PODE AJUDAR
A DHL Express tem todas as ferramentas para ajudar a sua PME a enviar para os clientes sem problemas, em qualquer parte do mundo:
- MyGTS (My Global Trade Services) é uma plataforma gratuita e de fácil utilização que o ajudará a percorrer todos os aspetos dos regulamentos de envio internacional. Aceda a HS codes exatos para o(s) seu(s) envio(s), calcule o custo em terra para mercadorias em qualquer país e receba orientação sobre restrições de importação antes de efetuar o envio.
- DHL Express Commerce. Integrando-se com uma vasta gama de plataformas de e-commerce - incluindo a Shopify - esta ferramenta gere todas as fases do seu processo de execução, desde a importação da encomenda até à expedição, deixando-lhe mais tempo para trabalhar no seu negócio.
- Dynamic Discounting. Um programa de preços competitivo que o recompensa com descontos crescentes à medida que o seu volume de envio aumenta, por isso, quanto mais envia, mais poupa. Para estimativas de custo detalhadas.
Quer mais ajuda?
Quer mais ajuda?
Abra uma conta empresarial hoje
O setor da indústria eletrónica move-se rapidamente - precisa de um parceiro logístico que o acompanhe! Com uma Conta Empresarial DHL Express, terá o apoio de especialistas enquanto explora todos os aspetos do envio internacional.
Abrir conta