Antes de iniciar o processo de exportação é fundamental que defina uma estratégia de exportação.
A atual globalização é um grande desafio e, a cada dia que passa, possibilita que cada vez mais as PMEs a avançar para os mercados internacionais.
Em primeiro lugar, deve realizar um estudo de mercado que permite ficar a par dos requisitos necessários para a exportação e das facilidades com que poderá contar para aceder ao país selecionado. Caso opte pelo Brasil, deixamos-lhe alguns aspetos relevantes que o ajudarão a compreender e ultrapassar algumas barreiras culturais e outros entraves, para enviar encomendas para o Brasil mais facilmente.
Brasil
O Brasil é o 5º maior país em termos de dimensão e a sexta maior economia do mundo. Tem uma população ativa e jovem de 194 milhões de pessoas e um PIB per capita superior ao da Índia e da China. Assim, o seu potencial é quase ilimitado e não deve ser subestimado.
Oportunidades de exportação
Azeite, queijo e fruta – estes são alguns dos produtos que o Brasil adquire às empresas portuguesas. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os produtos que têm mostrado forte tendência de crescimento das vendas no Brasil, importados de Portugal, são:
- Azeite (quota de mercado acima dos 50%)
- Castanhas
- Frutos secos
- Pera fresca
- Queijos
- Têxteis
- Cortiça
- Porcelanas, cerâmicas e vidros
- Bens de equipamento, como máquinas e material elétrico
- Software e componentes para automóvel
Barreiras culturais
É essencial estabelecer uma boa relação de trabalho com os seus clientes de forma a minimizar os riscos associados ao processo de fornecimento de bens e receção de pagamentos. Deverá ter em conta os protocolos comerciais existentes, de forma a saudar, identificar os hábitos sociais, o estilo de comunicação, diferenças linguísticas ou os gostos e preferências, uma vez que podem influenciar a negociação e a implementação do negócio.
Apesar de todo o potencial do mercado brasileiro, o país mostra estar constantemente estagnado, num ciclo de corrupção política que se traduz em crises económicas seguidas por períodos de crescimento intermitentes. As políticas implementadas dificultam o investimento estrangeiro, sendo fundamental compreender em antemão a sua cultura comercial, conhecer os sectores económicos com maior valor e contar com um parceiro como a DHL.
Saiba todas as informações e conselhos de como exportar para o Brasil, como os indicadores macroeconómicos e tipos de desalfandegamento online no Brasil através do nosso Guia.