Em 2005, a caixa de pesquisa na Amazon era um retângulo pequeno num canto da sua página inicial. Hoje, há poucas chances de ser perdido. A mudança de tamanho e destaque reflete uma transformação na forma como as pessoas usam os sites de e-commerce.
Enquanto antes se esperava que as pessoas encontrassem o que procuravam principalmente através do menu de navegação de um site, agora elas vão diretamente para a caixa de pesquisa.
A maioria das empresas de comércio eletrónico PRECISA de uma função de pesquisa
Graças ao Google, Amazon e e-Bay, os sites de comércio eletrónico dependem de que os visitantes estejam cada vez mais confortáveis ao usar a pesquisa para localizar rapidamente exatamente o que procuram. Considere as enormes melhorias tecnológicas que tornam o uso da pesquisa muito mais intuitivo para os clientes – e muito mais útil para os retalhistas de comércio eletrónico – e pode ver porque é que a caixa de pesquisa provavelmente será um fator obrigatório no seu site.
O que uma caixa de pesquisa pode trazer para o seu negócio de comércio eletrónico:
Mais vendas
As pessoas raramente usam a pesquisa para navegar na sua loja. Eles procuram algo específico. Uma pesquisa no site eficaz irá ajudá-los a encontrá-lo mais rapidamente.
Maior conversão
Um estudo com 21 sites de comércio eletrónico mostrou que os visitantes que usam a pesquisa converteram em 4,63% contra a média dos sites de 2,77% – tornando-a quase duas vezes mais eficaz.
Mais confiança
Os clientes que desfrutam de uma experiência positiva do seu recurso de pesquisa provavelmente passarão mais tempo no seu site – e terão mais chances de voltar.
Mais conhecimento
Analisar os dados sobre o que as pessoas procuram pode fornecer grandes insights sobre as necessidades e o comportamento dos consumidores. Um retalhista de roupa notou as pessoas a procurar por "macacão" no seu site (isto foi quando muitas pessoas nunca tinham ouvido falar da palavra). A empresa fez algumas pesquisas, começou a adicionar o artigo, adicionou a palavra-chave e faturou mais de US$ 90 mil.
O seu negócio pode prosperar sem uma caixa de pesquisa?
Para os retalhistas de comércio eletrónico com opções de produtos únicas ou limitadas, uma caixa de pesquisa seria uma confusão desnecessária. A falta de um não parece ter prejudicado a retalhista de colchões Casper, de US$ 550 milhões.
Mesmo que a sua gama de produtos seja bastante ampla, com diferentes tamanhos, estilos e cores, poderia potencialmente sobreviver e prosperar sem o omnipresente símbolo da lupa. Mas...
A sua navegação só precisa de ser impecável
Se a navegação é boa, ou seja, muito boa, muitas vezes é mais rápido para os visitantes clicar num link com um termo que reconhecem do que escrever o termo de pesquisa e esperar que eles acertem a ortografia. Os "compradores de montras" usam menus e links para verificar o que oferece, em vez de escrever o nome de um produto.
Se vai confiar apenas na navegação, existem algumas regras do tipo "faça ou morra":
Coloque a barra de navegação onde as pessoas podem ver imediatamente
Quer que esteja em cima? Tudo bem. Basta mantê-la em todas as páginas. No mesmo estilo, cores e as mesmas palavras na mesma ordem. As pessoas odeiam a incoerência.
Não faça isto
O quê? Ser vago. Use termos descritivos (e adequados para SEO), como ‘Acessórios’ em vez de ‘Outros’.
Limite os seus links de navegação a sete
Os especialistas definiram sete como sendo o número máximo de artigos do menu antes que as pessoas cedam ao cansaço das escolhas. Seis é melhor; cinco pode muito bem ser o ideal.
Deixe os utilizadores saberem onde estão
Os utilizadores podem visitar uma página de submenu no seu site a partir de fontes externas. "Breadcrumbs" vão ajudá-los a orientarem-se.