E era tudo amarelo... Quando uma das maiores bandas do mundo embarcou numa digressão global e se comprometeu a reduzir a sua pegada de carbono ao longo do percurso, só havia um parceiro logístico que os poderia ajudar a cumprir o prometido. E a pista esteve sempre presente nas suas letras...
Um céu cheio de estrelas - e uma aviação sustentável
Quando os Coldplay anunciaram pela primeira vez a digressão mundial “Music of the Spheres” em 2021, comprometeram-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em mais de 50% em comparação com a sua digressão anterior. Era um objetivo ambicioso - mas com uma vasta experiência em logística sustentável e soluções de transporte, a DHL tinha as ferramentas para o concretizar.
Começámos com um sistema de inteligência e monitorização de carbono para uma visão holística da pegada de carbono da digressão, indo além do transporte e da logística. Esta análise foi a base para identificar a melhor forma de otimizar as operações. Vimos que o transporte aéreo do equipamento era responsável por mais de 80% das emissões de CO2. Com isso, a nossa solução GoGreen Plus entrou na história.
O GoGreen Plus utiliza a insetting de carbono que permite aos clientes reduzir diretamente as emissões na fonte - por exemplo, utilizando Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no transporte aéreo. Os transportadores de carga aérea utilizam o SAF adquirido através do GoGreen Plus e a banda recebe reduções de emissões através de um processo externo de verificação e certificação.
O que é combustível de aviação sustentável?
O SAF é um biocombustível produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, gorduras animais, resíduos e culturas agrícolas. O SAF foi especificamente concebido para ser utilizado como substituto do combustível tradicional para jactos e pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 80% em comparação com os combustíveis fósseis.
A DHL Express tem dois dos maiores negócios de SAF de sempre com a BP e a Neste, num total de mais de 800 milhões de litros. Isto contribui para o objetivo da DHL de utilizar 30% de SAF em todo o transporte aéreo até 2030.
Um novo modelo de digressão sustentável
Não seria um verdadeiro resumo das digressões sem mencionar as icónicas pulseiras LED. Um dos pontos altos de muitas digressões dos Coldplay, estas pulseiras pulsam com luz em sincronia com a música, iluminando estádios em todo o mundo. Feitas de material vegetal e compostável, as pulseiras são 100% reutilizáveis e recicláveis.
Durante a digressão, transportámos as pulseiras entre os locais em camiões movidos a combustíveis sustentáveis - ajudando estas recordações mágicas da digressão a tornarem-se mais uma parte da história de sustentabilidade da banda.
DHL x digressão mundial dos Coldplay: resultados que contam
Em junho de 2024, os Coldplay anunciaram que as emissões diretas de GHG dos dois primeiros anos da digressão “Music of the Spheres” são 59% inferiores às da digressão anterior em estádios (2016-17), acrescentando que a DHL tem sido fundamental para minimizar as emissões de carga e transporte. Uma grande parte disso foi a utilização do SAF para reduzir as emissões de GEE dos voos charter para carga em 1.078 toneladas métricas. Isso representa uma redução do ciclo de vida do combustível de 85% por voo, resultando numa diminuição de 31% na pegada total de CO2 do transporte em 2023 e contribuindo significativamente para a redução das emissões gerais de viagens aéreas da banda.
À medida que a digressão avança para 2025, a DHL continuará a ajudar a banda a levar música e magia a todo o mundo da forma mais amiga do ambiente possível.
“Ficámos muito impressionados com o empenho da DHL na sustentabilidade.”
Phil Harvey, co-gestor dos Coldplay
Como tornar o seu negócio mais sustentável com a DHL
Não precisa de ser uma banda de rock mundialmente famosa e com muitos milhões de vendas para beneficiar das soluções de transporte sustentáveis da DHL. Muitas PMEs já beneficiam dos serviços de logística de baixas emissões do GoGreen Plus.
As emissões do transporte marítimo e aéreo são reduzidas utilizando biocombustíveis avançados. Para o transporte terrestre, a DHL recorre a uma extensa frota de veículos eléctricos e camiões abastecidos com Bio-LNG (gás natural liquefeito produzido a partir de resíduos orgânicos). A restante parte da cadeia de abastecimento é tornada neutra em termos climáticos através da compensação total das emissões do ciclo de vida - retirando e compensando quaisquer emissões residuais de carbono. A DHL pode garantir que as emissões mais baixas de CO2 dos seus serviços são transferidas de forma transparente para os seus clientes.
As vantagens do GoGreen Plus
- 51% dos consumidores afirmam que compreender a pegada de carbono das suas entregas é atualmente “muito importante” para eles. Com o GoGreen Plus, a sua empresa tem uma oportunidade única de personalizar a sua redução de CO2e e a quantidade de SAF que utiliza.
- O GoGreen Plus é “inserção”. Isto significa que as empresas podem tomar medidas para reduzir as suas emissões de âmbito 3, as emissões indirectas de gases com efeito de estufa que ocorrem na sua cadeia de valor. Este método é uma forma mais direta e significativa de medir o progresso na redução das emissões. Pode ser utilizado para o relatório voluntário de emissões dos próprios clientes da DHL e segue a filosofia da Iniciativa de Objetivos Baseados na Ciência (SBTi).
- O serviço GoGreen Plus pode ser selecionado para encomendas individuais, tornando-o uma opção flexível para PMEs e empresas de e-commerce com cargas mais pequenas.
A sustentabilidade e a sua PME: próximos passos
Quer a sua empresa esteja apenas a começar a utilizar uma logística ecológica, quer já esteja a fazer o seu percurso, responda ao nosso rápido questionário para descobrir como está a proceder e receba informações e melhores práticas para o ajudar a ir mais longe.
Clientes felizes, empresas felizes, planeta feliz... vamos começar!
Para explorar todos os benefícios do GoGreen Plus da DHL, fale com o seu gestor de conta ou abra uma Conta Empresarial DHL Express.