#PequenasEMédiasEmpresas

Marketing de Afiliados: o que é?

DHL Express
DHL Express
6 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
Marketing de Afiliados: o que é?

O marketing de afiliados gera 16% de todas as encomendas online1. É um grande negócio. Mas o que é e como pode utilizá-lo para aumentar as suas vendas de comércio eletrónico? Continue a ler para obter um guia passo-a-passo.

Como é que pode atrair clientes para o seu site? Se é proprietário de uma empresa de comércio eletrónico, é provável que essa pergunta ocupe a sua mente durante uma parte substancial do dia.

É provável que a sua estratégia de marketing inclua um ou, de preferência, uma combinação dos canais óbvios: anúncios pagos, redes sociais e otimização de SEO para atrair clientes. Mas há um programa de marketing que é uma opção a não perder - não terá de investir qualquer dinheiro à partida e só terá de pagar uma taxa quando uma venda for efetuada. Avance com o marketing de afiliados.

O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados implica uma parceria com uma marca ou plataforma de comércio eletrónico mais estabelecida que atraia o tipo de clientes que pretende atrair e pedir-lhes que promovam o seu produto ou serviço junto do seu público. Em troca, dá-lhes uma percentagem das receitas de cada venda gerada, que eles recebem como comissão.

Digamos, por exemplo, que tem um site de comércio eletrónico que vende óculos de sol de luxo. Aborda um blogue de estilo de vida sofisticado e pede-lhe que inclua o seu produto no seu artigo "Óculos de Sol a não perder", com uma ligação "clique para comprar" para o seu site. O seu produto é visto por um público mais vasto e chega ao seu mercado-alvo, o que aumenta as suas hipóteses de fazer uma venda, e o proprietário do blogue recebe uma comissão por cada par de óculos de sol vendido. Todos ficam a ganhar.

As cinco vantagens do marketing de afiliados

  • Baixo risco financeiro - só paga comissão ao seu parceiro afiliado quando a venda é efetuada
  • Enquanto pequena empresa, pode atingir um grande público por um custo muito inferior ao de pagar por impressões
  • Se estiver a vender um produto de nicho, trabalhar com um parceiro afiliado especializado pode ajudá-lo a alcançar o seu público-alvo
  • É mais provável que os consumidores comprem um produto seu se este tiver sido recomendado por um site de confiança ou por alguém que valorizem: quase metade dos compradores tem em conta as opiniões de bloggers e sites de conteúdo editorial antes de fazer uma compra online2
  • O marketing de afiliados pode aumentar a classificação SEO do seu site, uma vez que este beneficiará dos backlinks dos blogues, páginas sociais e sites dos seus afiliados

Por isso, não é de admirar que 80% das marcas3 tenham utilizado o marketing de afiliados em algum momento!

Como começar

Passo 1: Encontrar o parceiro afiliado ideal

A sua primeira paragem quando procura um parceiro afiliado deve ser uma rede de afiliados. Pense nela como um intermediário que o ligará (o "programa de afiliados") a milhares de criadores de conteúdos (os "editores") que podem promover o seu produto - todos, desde bloggers a influenciadores de redes sociais e sites dedicados a descontos.

As redes de afiliados funcionam como uma solução "tudo-em-um" que lhe dará apoio técnico para configurar o seu programa de afiliados, acompanhar as vendas geradas, tratar do pagamento de comissões ao(s) seu(s) editor(es) e partilhar consigo análises de desempenho (como o envolvimento do cliente e a análise do setor).

No entanto, tenha em atenção que as redes de afiliados cobram taxas pelos seus serviços, pelo que deve procurar uma que se adeqúe ao seu orçamento. Se for uma pequena empresa, uma rede de afiliados com taxas baseadas em comissões pode ser mais adequada do que uma com taxas mensais, para que só tenha de começar a pagar quando estiver a fazer vendas.

A marca de roupa desportiva Gymshark4 é um excelente exemplo de uma marca que utiliza uma rede de afiliados para impulsionar o crescimento. Trabalha com a rede líder Awin5 para aceder a plataformas de vouchers, sites de estudantes e blogues utilizados pelo seu mercado-alvo de jovens entre os 18 e os 25 anos. A marca investe tempo e dinheiro para cultivar as suas relações com estes editores, de modo a garantir que o conteúdo produzido é de alta qualidade, de acordo com a marca e com uma classificação elevada nos motores de busca - tem até uma academia para apoiar novos talentos. Os editores são compensados com base no seu desempenho, podendo a Gymshark atribuir-lhes diretamente as vendas. 

Fundada em 2012 pelo estudante universitário britânico Ben Francis, a Gymshark sempre trabalhou de forma inovadora para garantir o máximo retorno do seu orçamento de marketing. Desde o início, a marca aproveitou o poder das redes sociais para se promover, enviando roupas gratuitas a influenciadores de fitness com grandes seguidores, na esperança de que usassem e publicassem sobre os produtos.

"As redes sociais sempre foram um processo orgânico e natural [para o marketing], porque é assim que nos ligamos como amigos e seguimos os nossos heróis. Foi uma forma realmente natural de mostrar os produtos, a marca e as comunidades que estávamos a tentar construir online." - Ben Francis, fundador do Gymshark6

O marketing de afiliados e as parcerias com influenciadores ajudaram a Gymshark a construir uma comunidade ativa de seguidores apaixonados online - conquistas alcançadas por um custo muito inferior ao da publicidade paga.

É claro que pode querer saltar a rota da rede de afiliados e contactar os editores você mesmo. Talvez tenha em mente um site específico que sabe ser perfeito para o seu produto, ou talvez tenha descoberto um bloguista que analisa regularmente produtos do seu setor de mercado. De qualquer forma, lembre-se de efetuar uma análise minuciosa da sua plataforma para verificar se a demografia do público corresponde aos clientes que deseja. Ferramentas como a SimilarWeb podem ajudá-lo a identificar o número de visitantes de um site, a taxa de rejeição, a intenção do consumidor e a composição demográfica.

Passo 2: Decidir a comissão

Depois de escolher um parceiro afiliado, terá de chegar a acordo sobre uma taxa de comissão. Quanto mais generoso for, mais incentivado será o editor a promover o seu produto da melhor forma possível. E lembre-se, o retorno do investimento (ROI) que obtém aqui vai para além da venda inicial; terá acesso a novos clientes a quem pode fazer remarketing vezes sem conta.

Passo 3: Adicionar incentivos

Uma boa forma de incentivar os clientes a comprar é oferecer-lhes ofertas ou descontos exclusivos. É mais provável que os clientes cliquem na hiperligação do editor para o seu produto se houver um código promocional ou uma oferta limitada, por isso, pense no que pode fazer para atrair o cliente.

Passo 4: Acompanhe o seu progresso

Como mencionado no Passo 1, se estiver a gerir o seu programa de afiliados através de uma rede de afiliados, já lhe serão fornecidas algumas ferramentas básicas de acompanhamento para o ajudar a monitorizar as vendas geradas. Mas, se preferir encontrar um editor afiliado, pode gerir um programa de seguimento internamente, utilizando um software de programa de afiliados. 

As soluções de software de seguimento de afiliados fornecem a interface e a infraestrutura necessárias para gerir o seu programa de afiliados, permitindo-lhe definir regras e políticas, adicionar produtos e criativos, seguir os contactos e as vendas, comunicar com os afiliados, gerir os pagamentos e muito mais.

É claro que tudo isto tem um preço - uma taxa única ou uma subscrição - mas pode achar que é mais rentável a longo prazo do que pagar comissões a uma rede de afiliados.  

Três redes de afiliados para começar

A PeerFly7 afirma ser a rede de afiliados com o crescimento mais rápido do mundo, contando com 75.000 afiliados ativos em 165 países, que geraram mais de 8 milhões de leads e vendas até à data.8

Awin9 trabalha com mais de 13.000 anunciantes ativos e 100.000 afiliados, principalmente na Europa, embora a rede dos EUA esteja a crescer rapidamente. Trabalha em todas as verticais, mas está mais fortemente orientada para produtos financeiros, moda, desporto, beleza, casa e jardim e viagens.

ShareASale10 é uma das maiores redes de afiliados do mundo e oferece aos comerciantes características impressionantes, incluindo o acompanhamento em tempo real dos cliques em banners e das vendas efectuadas, ferramentas para segmentar e agrupar afiliados e webinars de formação para os ajudar a melhorar o seu desempenho.

Um último - e importante - ponto a considerar ao escolher um editor afiliado: lembre-se de olhar para o panorama geral. Se escolher cuidadosamente e investir num parceiro a longo prazo, pode construir uma forte comunidade de embaixadores da marca, cuja promoção do seu produto parecerá mais autêntica, como fez a Gymshark. "Relativamente aos atletas com quem trabalhamos, queremos criar uma equipa real e forte que reflicta os nossos valores. Trabalhamos com eles durante um longo período de tempo", explica o fundador Ben11.

O marketing de afiliação deve ser apenas uma parte da estratégia de comércio eletrónico da sua marca. Abra a sua conta empresarial e fale hoje com um especialista da DHL para descobrir outras formas de ajudar o seu negócio a crescer.  

1 - Awin, Dezembro 2018  

2 - Awin, Dezembro2018  

3 - Awin, Dezembro 2018  

4 - Gymshark

5 - Awin

6 - GQ, Fevereiro 2020

7 & 8 - Peerfly

9 - Awin

10 - ShareASale

11 - GQ, Fevereiro 2020