#PequenasEMédiasEmpresas

10 estratégias de marketing da Black Friday para PME

DHL Express
DHL Express
3 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
graphic image of superhero with shopping items
Este artigo aborda
Porque é que a Black Friday deve constar do calendário de vendas de todas as pequenas empresas
10 formas de realizar uma boa campanha de Black Friday
Dicas para a campanha de marketing de e-commerce na Black Friday

Com a Peak Season quase a chegar, a sua preparação para a Black Friday deve estar a decorrer. Como seu fiel companheiro das PME, reunimos 10 estratégias de marketing para ajudar o seu negócio de e-commerce a apresentar uma campanha de Black Friday impactante que se destaque da concorrência. Continue a ler e comece a planear!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos EUA, que tradicionalmente marca o início da época de compras natalícias. Este ano, essa data é 29 de novembro. Os retalhistas oferecem grandes descontos e promoções, e alguns alargam o seu horário de funcionamento.

O evento tornou-se um fenómeno mundial, atraindo um número impressionante de consumidores em busca de pechinchas. As estatísticas da Black Friday de 2023 revelam a dimensão da bonança das compras: no ano passado, foi gasto um valor recorde de 9,8 mil milhões de dólares online, mais 7,5% do que no ano anterior1.  

Vendas da Black Friday: A oportunidade de ouro das PME

A grande dimensão do evento significa que há muitos saldos para todos - para empresas de todas as dimensões. É uma ótima oportunidade para escoar qualquer excesso de inventário que possa ter com alguns descontos aliciantes da Black Friday. 

80% dos consumidores descobrem uma nova loja online na Black Friday2, o que significa que há uma boa hipótese de a sua empresa ter novos clientes a entrar pelas suas portas online nesse dia. E os novos clientes podem ser convertidos em clientes habituais, desde que a campanha da Black Friday seja bem sucedida. 

10 estratégias de marketing da Black Friday para as pequenas empresas

      

1. Provoque a venda

Comece a promover os saldos da Black Friday com algumas semanas de antecedência para criar entusiasmo. Utilize publicações nas redes sociais, newsletters e o seu website para criar expetativa.

2. Alavanque com as redes sociais

É uma forma relativamente barata de as pequenas empresas chegarem a um público de milhões de pessoas. Mantenha o conteúdo divertido e envolvente e encoraje os seus seguidores a partilharem as publicações, oferecendo incentivos como descontos adicionais ou brindes. Utilize hashtags populares como #BlackFriday para aumentar a sua visibilidade.

3. Criar uma landing page da Black Friday

Os visitantes do seu website devem saber imediatamente que está a realizar uma campanha de Black Friday. Coloque as suas melhores ofertas na frente e no centro da sua homepage, utilize títulos em negrito, fotografias de alta resolução e apelos à ação fortes. Um temporizador de contagem decrescente é uma ótima forma de dar um sentido de urgência às suas ofertas.

4. Otimize a sua loja online para dispositivos móveis

É provável que uma grande parte dos seus clientes esteja a navegar na sua loja de e-commerce nos seus smartphones, por isso facilite-lhes a vida. Ofereça o Guest Checkout, campos de endereço de preenchimento automático e a opção de pagar através de uma carteira digital.

 

5. Assegure-se de que as suas ofertas são competitivas

Veja a que preços os seus concorrentes estão a vender os seus produtos - pode igualar o preço? Ou, melhor ainda, mais baixo? Crie pacotes especiais ou conjuntos de produtos exclusivos disponíveis apenas na Black Friday. Talvez possa também incluir alguns brindes ou amostras grátis em cada encomenda - tudo o que possa dar à sua empresa uma vantagem competitiva. 

6. Criar sentido de urgência

Utilize as redes sociais ou o seu website para fornecer actualizações em tempo real sobre os níveis de stock ou quando as ofertas estão prestes a esgotar. Destaque o stock limitado ou as ofertas por tempo limitado para incentivar os clientes hesitantes a fazer uma compra.

7. Email marketing: pense na personalização

Segmente a sua lista de subscritores de e-mail e envie ofertas personalizadas com base nas preferências do cliente ou no comportamento de compras anteriores. Uma dica extra: utilize a frase “Black Friday” na linha de assunto - os e-mails que contêm esta frase têm uma taxa de cliques de +64%3.

8. Recompense os clientes actuais pela sua fidelidade

Envie um e-mail aos seus clientes actuais com um código de desconto extra para a Black Friday. Utilize um texto cativante para lhes agradecer o apoio que dão à sua empresa - eles vão apreciar o toque pessoal.

9. Considerar o envio gratuito

Num inquérito da National Retail Federation, 49% dos inquiridos (EUA) citaram os “portes de envio gratuitos” como o maior incentivo para fazer compras na Black Friday4. Pense se pode absorver o custo dos portes de envio gratuitos noutras áreas do seu negócio - valerá a pena se isso lhe garantir vendas extra.

 

10. Lembre-se da oportunidade pós-venda

O seu envolvimento pós-venda com os seus clientes influenciará o regresso destes à sua loja online. Envie um e-mail de agradecimento aos clientes que efetuaram uma compra, juntamente com um código de desconto para a próxima compra. Incentive-os a deixar comentários ou a partilhar a compra nas redes sociais com uma hashtag específica.

Sabia que pelo menos 129 países celebram a Black Friday de uma forma ou de outra?Com uma Conta Empresarial DHL Express, pode enviar para clientes em todo o mundo, sem problemas.