Uma grande parte da sua estratégia de vendas de e-commerce nesta Peak Season será saber o que os consumidores estão à procura. Todos os super-heróis das PME precisam de um ajudante, por isso, fizemos o trabalho árduo de reunir os principais comportamentos de compra dos consumidores que irão moldar as férias deste ano. Utilize estas informações para aperfeiçoar a abordagem de vendas da sua empresa e prepare-se para ganhar dinheiro!
Peak Season 2024: 5 tendências no comportamento do consumidor
1. Os orçamentos dos consumidores vão diminuir
No meio de economias globais instáveis, os hábitos de consumo estão a mudar. Num relatório da Vericast, 46% dos compradores afirmaram que, este ano, precisam de gastar menos em presentes de Natal1. E 38% dos inquiridos estão ativamente interessados em receber descontos de marcas que tornem as suas compras mais acessíveis.
O que a sua empresa pode fazer
Manter os seus preços competitivos. Com orçamentos cada vez mais reduzidos, os consumidores passam mais tempo a pesquisar e a comparar os preços dos produtos. Analise os preços dos seus concorrentes - pode dar-se ao luxo de os igualar ou, melhor ainda, de os baixar?
Envie aos clientes um código de desconto de férias. No inquérito da Vericast, os inquiridos indicaram que o correio eletrónico é a forma preferida de saberem das promoções dos retalhistas, por isso, contacte os subscritores com uma oferta exclusiva para os atrair para o seu website. Não se esqueça de utilizar “desconto” na linha de assunto para evitar que o seu e-mail acabe no caixote do lixo.
Comece a sua campanha de festividades cedo. Muitos consumidores procuram distribuir as suas despesas de férias para minimizar o impacto. Oferecer ofertas e descontos em outubro ajudará a atrair estes consumidores cautelosos.
Ofereça planos de pagamento flexíveis. Em 2023, os gastos de férias online através dos serviços “Compre agora, pague depois” atingiram 16,6 mil milhões de dólares - um novo recorde2. Com os orçamentos dos consumidores a ficarem mais apertados, estes voltarão a procurar planos de pagamento a prestações para os ajudar a gerir as suas despesas nos próximos meses. Oferecer serviços de pagamento flexíveis na sua caixa pode aumentar a sua taxa de conversão.
2. O envio gratuito será uma prioridade
Os portes de envio gratuitos sempre foram um grande incentivo para os compradores online - mas ainda mais quando os orçamentos são apertados. Como tal, muitas empresas de e-commerce estão a preparar-se para oferecer o serviço de alguma forma este ano. Num inquérito sobre comércio digital3 aos retalhistas online, 22% afirmaram que tencionam oferecer portes de envio gratuitos durante os períodos promocionais mais intensos das festividades - como o Dia de Ação de Graças - enquanto 33% oferecerão a vantagem aos clientes que gastem um montante mínimo.
O que a sua empresa pode fazer
Ofereça envios gratuitos na Peak Season. Pode custar dinheiro à partida à sua empresa, mas considere o seguinte: 62% dos consumidores afirmam que não comprarão a um retalhista se este não oferecer portes de envio gratuitos4. Além disso, os dados mostram que aumenta o Valor Médio de Encomenda dos clientes5, o que faz com que seja um investimento que vale a pena para qualquer empresa de e-commerce.
Defina um valor mínimo de encomenda. Um bom guia para isto é calcular o Valor médio de encomenda da sua empresa e, em seguida, definir o limite de envio gratuito ligeiramente superior. Se muitos dos seus clientes estiverem a gastar um valor semelhante de qualquer forma, esta estratégia irá incentivá-los a colocar um ou dois artigos extra nos seus cestos - o que significa mais vendas para a sua empresa.
Inclua as despesas de envio no preço do produto. Calcule o custo médio do envio gratuito para cada produto e adicione-o ao preço de venda. Poderá ter de experimentar e testar a sua estratégia de preços para encontrar a solução mais adequada.
3. As redes sociais vão liderar a descoberta de produtos
De acordo com um relatório de consumidores da Salsify6, 54% da Geração Z, 45% da Geração Y e 27% da Geração X tencionam utilizar os canais das redes sociais para descobrir ideias para presentes nesta época festiva.
O que a sua empresa pode fazer
Facilitar a compra para os clientes. Muitas das principais plataformas de redes sociais têm ferramentas de comércio dedicadas que permitem aos clientes comprar à sua empresa com apenas alguns cliques - TikTok Shopping e Instagram Shopping, por exemplo. Os clientes podem clicar em produtos no seu feed social e concluir uma compra sem sair da aplicação. A simplicidade deste processo é um grande incentivo para que comprem.
Considere a possibilidade de utilizar um influenciador. 69% dos consumidores confiam mais nos influenciadores do que nas informações vindas diretamente de uma marca7. Mas não se esqueça de escolher cuidadosamente alguém que se alinhe naturalmente com os valores da sua marca se quiser que o conteúdo pareça autêntico. E se estiver preocupado com a possibilidade de pagar a um grande influenciador, não o faça - os estudos mostram que as publicações de “micro” influenciadores têm taxas de envolvimento mais elevadas8, o que os torna uma melhor escolha para as empresas que pretendem atingir um público específico ou de nicho.
Invista tempo na sua estratégia para as redes sociais. Publique regularmente, responda rapidamente aos comentários e perguntas dos clientes e utilize a análise para acompanhar o desempenho das suas campanhas. O marketing nas redes sociais exige um pouco de trabalho, mas pode gerar um elevado ROI para as marcas que o fizerem corretamente.
4. As compras através de telemóvel vão crescer
Um relatório da Adobe prevê que, este ano, 54% das vendas de e-commerce durante as férias serão feitas através de um smartphone9 , à medida que os consumidores se inclinam para a conveniência do canal.
O que a sua empresa pode fazer
Otimize a sua loja de e-commerce para dispositivos móveis. “Carregamentos lentos de páginas” foi uma das maiores frustrações dos consumidores que fazem compras em dispositivos móveis durante a Peak Season de 202310. E os consumidores frustrados não hesitam em abandonar os seus carrinhos. Para evitar isso, agora é a hora de sua empresa realizar um teste completo de seu desempenho móvel e corrigir quaisquer bugs ou problemas.
Mantenha-o simples. Digitar muitos dados pessoais pode ser frustrante num ecrã pequeno, por isso, facilite a vida aos clientes oferecendo o Guest Checkout e permita-lhes pagar através de uma carteira digital.
Considere a possibilidade de criar uma aplicação móvel específica para a sua loja. Será necessário algum investimento inicial, mas como as taxas de conversão através de aplicações móveis são 130% mais elevadas em comparação com os sítios Web mobile-first11, valerá a pena!
5. A sustentabilidade na logística será tendência (de novo)
A sustentabilidade já não é um tema de nicho para os compradores. 79% dos consumidores estão a considerar a sustentabilidade nas suas compras de Natal deste ano, enquanto 76% estão mesmo dispostos a pagar mais por produtos ecológicos12.
O que a sua empresa pode fazer
Divulgar as suas políticas ecológicas. Seja claro quanto às credenciais de sustentabilidade dos seus produtos, mas tenha cuidado com o “greenwashing” - se diz que um produto é vegan, por exemplo, certifique-se de que tem a certificação para autenticar as suas afirmações.
Utilize embalagens sustentáveis. Dê prioridade a materiais recicláveis, biodegradáveis e à base de plantas. E utilize caixas de tamanho correto - o excesso de espaço não só é um desperdício de materiais de embalagem, como também custará mais à sua empresa em despesas de envio.
Ofereça opções de envio com baixas emissões. O GoGreen Plus da DHL é uma solução dedicada a ajudar as empresas a reduzir a 5. A sustentabilidade na logística será tendência (de novo)
Atenção, super-heróis das PME! Com a Peak Season quase a chegar, sabemos que há um milhão de coisas a considerar para as pequenas empresas. Mas não se preocupe! Utilize a nossa checklist de vendas e logística para a Peak Season para garantir que a sua empresa está totalmente preparada para aproveitar todas as oportunidades. Boas vendas!
Transfira a sua checklist gratuita aqui1 – Vericast, 2024
3 – Digital Commerce 360, 2024
4 & 5 – Shopify, 2024
6 – Salsify, 2024
7 & 8 – Marketing Dive, 2024
9 – Practical E-commerce, 2024
10 – Contentsquare, 2024
12 – EcoEnclose, 2024