Porque é que a sustentabilidade na logística é tão importante? Qual é a diferença entre a inserção e a compensação de carbono? E será que existe realmente algo como uma entrega com baixas emissões?
Na DHL, estas são apenas algumas das perguntas que os nossos especialistas recebem dos clientes quando estes procuram encontrar um caminho mais sustentável para as suas operações. Desde empresas multinacionais com cadeias de abastecimento grandes e complexas, a empresas mais pequenas que procuram saber por onde começar a sua jornada de sustentabilidade, a DHL está bem preparada para os orientar para soluções de logística de baixas emissões.
Aqui, os especialistas em sustentabilidade da DHL Express - Michiel Greeven, EVP Global Commercial; Noelle Froehlich, Senior Expert, Clean Operations; e Bettina Paschke, VP ESG Accounting, Reporting & Controlling - discutem estratégias de logística sustentável que podem ajudar as empresas a atingir os seus objetivos mais rapidamente.
Elementos importantes da logística sustentável
A Agência Europeia do Ambiente prevê que a logística será responsável por até 40% das emissões globais de dióxido de carbono até 2050, a menos que sejam tomadas medidas eficazes. As empresas de todas as dimensões estão a começar a considerar a sua própria contribuição para esta estatística e as mudanças que podem fazer para reduzir a sua pegada de carbono.
A implementação de estratégias de baixas emissões pode ajudar a sua empresa a reduzir o desperdício e as ineficiências - conduzindo a poupanças de custos. Além disso, um inquérito realizado pela McKinsey revelou que 66% dos consumidores consideram a sustentabilidade quando fazem uma compra, o que significa que as políticas ambientais da sua empresa podem ajudar a atrair mais clientes.
Quais são as diferenças entre compensação e inserção?
Qualquer empresa que esteja a pesquisar práticas de logística sustentável irá provavelmente deparar-se com os termos “compensação de carbono” e “inserção de carbono” - que soam de forma semelhante mas não devem ser confundidos.
A compensação de carbono envolve o cálculo das emissões que a sua empresa produz e, em seguida, o investimento em programas externos para compensar a pegada - como um projeto de conservação da natureza.
A inserção de carbono implica concentrar-se em melhorias diretamente na sua cadeia de fornecimento; fazer alterações na fonte, por assim dizer. Por exemplo, isto pode significar mudar de combustíveis fósseis para combustíveis renováveis, ou melhorar a eficiência energética nos processos de fabrico.
Sem dúvida, a inserção é mais impactante, pois é a única forma de as empresas reduzirem verdadeiramente as suas emissões. Como afirma o Fórum Económico Mundial, “A batalha contra o aumento das temperaturas não será ganha até que as organizações comecem a descarbonizar as suas próprias cadeias de valor para incluir soluções e operações mais positivas para a natureza.” Qualquer empresa que pretenda seriamente reduzir as suas emissões de carbono deve avaliar as operações da sua cadeia de fornecimento para identificar onde a maioria está incorporada e, em seguida, estabelecer objetivos para reduzir a sua produção.
Como é que posso tornar a minha logística sustentável?
Com as expectativas dos clientes de entregas ultra-rápidas, talvez não seja surpreendente que as emissões de carbono da logística do comércio eletrónico devam atingir 25 milhões de toneladas métricas de CO2 até 2030.
No entanto, ao darem prioridade a soluções de distribuição sustentáveis, as empresas podem ajudar a fazer frente:
- Mude para combustíveis sustentáveis. O GoGreen Plus da DHL é uma solução dedicada para ajudar as empresas a reduzir as emissões de carbono associadas aos seus envios através da utilização de Sustainable Aviation Fuel - um combustível sustentável que é produzido a partir de materiais renováveis, incluindo óleos vegetais e gorduras animais. O SAF pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em cerca de 80% em comparação com os combustíveis fósseis.
- Reduza a sua taxa de entregas falhadas com a Entrega a Pedido (ODD) da DHL Express. Cada tentativa de reentrega custa dinheiro à sua empresa e aumenta as suas emissões de transporte. Mas com o ODD, os seus clientes poderão escolher entre uma vasta gama de opções de entrega flexíveis - incluindo a escolha de uma hora de entrega específica (quando sabem que estarão em casa), ou optar por deixar a encomenda com um vizinho ou num cacifo de encomendas. Isto significa que, enquanto os seus clientes desfrutam de uma experiência conveniente, a sua empresa aumentará a taxa de entregas na primeira vez, o que reduzirá as suas emissões.
- Otimizar as entregas de última milha com IA. route planning software Se estiver a fazer várias entregas a clientes por dia, com a sua própria frota de veículos, o software de planeamento de rotas pode ajudá-lo a planear a sequência mais eficiente, tendo em conta factores como a distância, o tráfego em tempo real, a capacidade do veículo e as janelas de tempo de entrega. Tudo isto significa que as mercadorias chegam mais rapidamente aos clientes e que a sua empresa reduz o consumo de combustível. Caso não tenha a sua própria frota de veículos de entrega, escolha um parceiro logístico que utilize esta tecnologia.
Quais são os “Quatro As” da logística sustentável?
Os quatro As da logística sustentável são a disponibilidade, a acessibilidade, a aceitabilidade e a adaptabilidade, e podem orientar a sua empresa à medida que planeia e atribui recursos a novas práticas sustentáveis:
Disponibilidade
Que tecnologia está disponível para o ajudar? O software de previsão de inventário reduzirá os casos de excesso de stock; a IA pode controlar e otimizar o consumo de energia no seu armazém; os veículos eléctricos podem minimizar as suas emissões de transporte - para citar alguns exemplos.
Acessibilidade
Embora muitas estratégias de baixas emissões exijam um investimento inicial - como a instalação de energia solar - as poupanças de custos a longo prazo podem fazer com que valham a pena. Outras mudanças podem levar a poupanças imediatas - como desligar as luzes quando não estão a ser utilizadas. Tudo ajuda!
Aceitabilidade
Qual é a viabilidade operacional da estratégia que está a considerar? As PME podem beneficiar de pequenas alterações iniciais para minimizar o impacto nas operações quotidianas.
Adaptabilidade
À medida que a sua empresa cresce, reveja os seus objetivos de sustentabilidade para avaliar o seu sucesso e esteja disposto a adaptá-los para se adequarem às novas exigências da empresa.
Quais são os primeiros passos para se tornar mais sustentável?
Para as PME com recursos limitados, a implementação de uma estratégia logística de baixas emissões não tem de ser complexa. Existem várias alterações imediatas e de baixo custo que a sua empresa pode efetuar para se tornar mais sustentável:
- Reduzir o seu consumo de energia. Desligue as luzes, os computadores e as máquinas quando não estiverem a ser utilizados. Um sistema de gestão de serviços públicos pode ajudá-lo a controlar e reduzir o seu consumo.
- Procure fornecedores que tenham certificações de sustentabilidade específicas – como a Fairtrade International.
- Instale estações de reciclagem no seu escritório e no seu armazém.
- Eduque o seu pessoal. Faça de “reduzir, reutilizar, reciclar” o mantra do seu local de trabalho.
- Mudar para embalagens sustentáveis. Dê prioridade a materiais recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis.
- Peça a opinião dos clientes sobre as mudanças que gostariam de ver na sua marca.
- Escolha um parceiro de logística sustentável. A DHL Express tem uma gama de soluções de entrega dedicadas para ajudar as PME a reduzir as suas emissões de carbono. Os nossos especialistas avaliarão as necessidades únicas da sua empresa e sugerirão a solução correta - sem comprometer a velocidade ou o serviço.
Faça o nosso teste de sustentabilidade!
Faça o nosso teste de sustentabilidade!
Descubra qual é a situação atual da sua empresa e obtenha ainda mais dicas para a ajudar a melhorar com o nosso teste rápido.
Fazer o teste