Quando utilizar o envio marítimo de contentor com carga fracionada
Procura uma forma fácil e económica de enviar pequenos volumes de frete? A sua melhor solução pode ser envio marítimo de contentor com carga fracionada (LCL)
Considera o frete aéreo demasiado caro para todos os seus envios? Talvez também procure formas de reduzir a sua pegada de carbono. O transporte marítimo é uma excelente alternativa ao aéreo. Mas e se não conseguir encher um contentor inteiro? Talvez os seus envios sejam menores atualmente, porque está a manter inventários racionalizados, a distribuir o risco de envio ou a testar novos mercados.
Se estiver à procura de uma alternativa fácil e económica para o envio aéreo e marítimo de contentor com carga completa (FCL), pode encontrar a sua solução no transporte marítimo de contentor com carga fracionada (LCL).
Quando é que o LCL é uma boa opção para mim?
Provavelmente, o LCL será a sua melhor opção para cargas que não sejam demasiado pequenas, nem demasiado volumosas ou pesadas. Em geral, cargas até 10 toneladas e 20 metros cúbicos (CBM) podem ser manuseadas como LCL.
Quando devo utilizar o LCL em vez do frete aéreo?
Se tiver um envio muito pequeno – digamos, mercadorias com peso inferior a 300 kg – provavelmente, optaria pelo transporte aéreo, que tem a vantagem de tempos de trânsito rápidos. Mas se as suas mercadorias pesarem mais do que isso (é difícil especificar um limite preciso, pois existem vários fatores a considerar) e se o seu calendário permitir uma viagem marítima, considere o LCL em vez do frete aéreo. Muitas empresas consideram o LCL uma opção económica e fiável para transportar a sua carga, principalmente em viagens agendadas, e pode pagar apenas um terço da tarifa de frete aéreo equivalente. Além disso, o frete marítimo é mais ecológico do que o frete aéreo, e a DHL LCL oferece zero emissões de carbono sem custos adicionais para clientes com objectivos SBTi aprovados.
Quando devo utilizar o LCL em vez do FCL?
Se as suas mercadorias não exigirem um contentor dedicado ou se o volume de carga não maximizar a capacidade total do contentor, o LCL pode ser uma opção melhor do que o FCL, pois paga apenas pelo espaço do contentor que realmente utiliza. Para empresas como retalhistas que transportam mercadorias regularmente da Ásia para a Europa, o LCL é frequentemente mais barato do que o FCL. Outra vantagem é que, em vez de fazer uma única encomenda grande para transporte FCL, estes expedidores podem fazer várias encomendas menores que são facilmente acomodadas como LCL em várias ligações diretas semanais.
E se precisar de reduzir os custos e as emissões de carbono?
O transporte marítimo é mais barato e mais ecológico do que o aéreo. E com os envios LCL, pode reduzir ainda mais os custos e as emissões de carbono ao adicionar um passo de consolidação para as suas mercadorias durante o transporte. É aqui que as remessas LCL recebidas de várias origens são combinadas antes de seguirem viagem na mesma direção. Beneficiará de custos significativamente mais baixos e de uma pegada de carbono menor, aumentando apenas ligeiramente o tempo de trânsito.
Receba informações sobre logística por e-mail
Subscreva as nossas actualizações mensais do mercado e seja convidado para webinars exclusivos onde os nossos especialistas em transitários respondem a todas as suas perguntas sobre o comércio global.
Como comparar os tempos de trânsito do LCL?
O frete aéreo será mais rápido do que o LCL, exceto para rotas de curta distância ou alguns transportes intrarregionais. Normalmente, não encontrará diferenças entre os tempos de trânsito direto de porta a porta para LCL e FCL. Reserve apenas tempo adicional para os processos de manuseamento de LCL em ambos os lados, conforme ilustrado abaixo e descrito no nosso artigo Noções básicas de LCL. Se precisar de mais rapidez, pode sempre considerar usar o LCL acelerado.
Onde posso utilizar o LCL?
Encontrará serviços LCL em muitas regiões geográficas e que abrangem longas distâncias. Por exemplo, oferecemos mais de 2800 serviços LCL diretos, incluindo ambas as direções nas principais rotas intercontinentais entre as Américas, Ásia-Pacífico, Europa, Médio Oriente e África, juntamente com serviços intra-Américas, intra-Ásia-Pacífico, intra-Europa e intra-Médio Oriente e África.
Que produtos posso enviar?
Com o LCL, pode enviar praticamente os mesmos produtos que com o FCL, desde que não precisem de manuseamento especial e possam ser carregados com outros produtos no mesmo contentor. As suas mercadorias devem ser adequadas para transporte marítimo de longa distância e longa duração, uma vez que as viagens marítimas podem demorar entre 20 e 30 dias ou, por vezes, mais. Aqui está uma lista de mercadorias excluídas para LCL: plantas vivas, animais vivos, produtos perecíveis de qualquer tipo, moeda e valores mobiliários, objetos de valor como ouro, platina e joias, algumas cargas perigosas, armas e munições, veículos, incluindo motos, tabaco, cigarros e objetos pessoais.
Qual o tamanho e peso para os itens LCL?
Normalmente, cada item não deve exceder 5,80 x 2,25 x 2,20 metros (C x L x A). Geralmente, também há um limite de peso por item (por exemplo, 2500 kg) e um volume máximo de envio medido em metros cúbicos (por exemplo, 20 CBM).
Se tiver algo maior ou mais pesado e seu volume de envio for maior, recomendamos que verifique com o seu parceiro de LCL. Normalmente, podemos manusear itens atípicos após examinar o envio específico, a rota comercial e a utilização do contentor, entre outros aspetos.
Também poderá ter interesse em
Quer ler mais histórias de transitários?
Receba mensalmente na sua caixa de correio eletrónico as últimas novidades sobre o transporte aéreo, marítimo e ferroviário de mercadorias, bem como convites regulares para os nossos webinars.