Navegação e conteúdo

Tudo o que precisa de saber sobre envio marítimo em contentor com carga fracionada

Não há necessidade de ter dúvidas persistentes sobre os seus conhecimentos de envio marítimo de contentor com carga fracionada (LCL)


Tal como a maioria das pessoas, terá algumas ideias sobre o que é o envio marítimo de contentor com carga fracionada (LCL). Mas talvez precise de avivar a memória sobre alguns detalhes ou talvez esteja na altura de acabar com algumas suposições desatualizadas? Não há vergonha em voltar ao início! 

Este artigo de introdução apresenta as noções básicas deste método de transporte marítimo, levando-o passo a passo pelas principais características e vantagens. Não precisa de conhecimentos ou experiência prévios em envio LCL.

Depois de ler este artigo, poderá querer expandir o LCL na conceção da sua solução de cadeia de abastecimento. Experimente também ler – Utilizar o LCL: Quando utilizar o envio marítimo de contentor com carga fracionada?

O que é o LCL?


O envio de contentor com carga fracionada é uma opção para transportar carga por mar quando não tem volumes suficientes para justificar o custo de um contentor completo. Transportar a sua carga desta forma significa que partilha o espaço do contentor com carga de um ou mais expedidores.

Como é que o LCL funciona para mim?

A sua carga é transportada para um armazém ou um terminal de consolidação de mercadoria em contentores (CFS), onde é carregada para o contentor, juntamente com a carga dos outros expedidores. Este processo de carregamento tem de ser seguro e, para um nível adicional de tranquilidade, o contentor deve ser operado pelo seu transitário. 

Depois de cheio, o contentor é apresentado a um transportador marítimo para transporte internacional. Do outro lado, quando o navio chega ao porto de destino, o seu transitário recolhe o contentor e leva-o para um armazém ou CFS de destino.  

Aqui, o contentor é aberto e a sua carga é separada da carga dos outros expedidores. Nesta fase, é especialmente importante garantir que não existem danos ou perdas na carga. É por isso que é utilizado o documento de embarque interno da carga – este documento confirma a receção segura da remessa enviada após a inspeção. Agora, o transitário pode entregar a carga diretamente ao seu cliente.
 

Receba informações sobre logística por e-mail

Subscreva as nossas actualizações mensais do mercado e seja convidado para webinars exclusivos onde os nossos especialistas em transitários respondem a todas as suas perguntas sobre o comércio global.

O que pago pelo LCL?


A ótima notícia é que só paga pelo espaço que usa! A sua carga é medida numa base por metro cúbico (CBM) e o seu preço é calculado sobre esse valor como percentagem da capacidade total do contentor. É muito diferente do envio de contentor com carga completa – com o FCL, tem de pagar todo o contentor, mesmo que esteja meio vazio. 

"Um contentor de frete marítimo com uma utilização muito elevada é a forma mais económica de enviar mercadoria."

Terá também de pagar os encargos na origem e no destino, que dependem dos incoterms específicos do seu envio. Por vezes, estes encargos são calculados numa base por CBM ou como taxa fixa e o seu transitário deverá explicar-lhe a lista completa de custos.

Quais são as vantagens para mim?

Pode poupar dinheiro em comparação com o FCL, uma vez que não paga o preço total de um contentor inteiro. Outra vantagem importante é a fiabilidade da cadeia de abastecimento, especialmente se estiver a enviar as suas mercadorias numa altura em que há escassez de contentores. É mais fácil obter capacidade de LCL, pelo que, enquanto aguardam por capacidade de FCL disponível, as empresas podem usar o LCL para o frete marítimo mais urgente. Para maximizar a fiabilidade, escolha um transitário com uma rede LCL global e um historial de controlo e monitorização completos do frete LCL, desde a recolha da carga e o carregamento do contentor até à chegada e descarregamento e à entrega final.
 

Até que ponto o LCL é sustentável?


Quer reduzir as suas emissões de CO₂? O transporte marítimo é muito mais ecológico do que o aéreo e, normalmente, o LCL é mais ecológico do que o FCL, uma vez que partilha as emissões de carbono com outros expedidores. Além disso, alguns transitários fornecem opções de “insetting” de carbono, ou seja, compensação direta das emissões de gases com efeito de estufa ao reduzir as emissões no interior da cadeia de abastecimento da sua organização. Por exemplo, a DHL Global Forwarding oferece o programa DHLGoGreen Plus a todos os clientes que usam o LCL. Com isto, neutralizamos as emissões de carbono através da utilização de biocombustíveis marinhos subsidiados e os clientes com objectivos SBTi aprovados não pagam mais por isso. Se necessário, podemos preparar relatórios anuais para mostrar a quantidade exata das suas poupanças de emissões de CO₂ com base nos seus volumes de carga anuais, no peso da carga e nas rotas comerciais utilizadas.
 

Quais são os tempos de trânsito habituais?



Embalou as suas mercadorias, estas foram recolhidas, carregadas para um contentor e colocadas num navio marítimo. O que acontece a seguir? Isso depende da rota comercial. Os trânsitos intra-asiáticos podem ser breves e durar apenas alguns dias, enquanto o envio da Ásia para a Costa Leste dos EUA pode demorar várias semanas. 

Uma coisa a ter em mente é que, normalmente, os trânsitos LCL demoram quatro a cinco dias mais do que um transporte FCL na mesma rota comercial. Isto deve-se ao facto de um transitário precisar de tempo para inspecionar adequadamente a carga antes do carregamento – verificações de qualidade e quantidade, procedimentos de processamento de exportação, medição e fotografia da sua carga, amarração e fixação da carga e entrega do contentor ao porto. No outro lado do percurso, o seu transitário demora tempo a recuperar o contentor no porto, a descarregar o conteúdo do contentor em segurança e a realizar uma inspeção adicional para verificar a qualidade e a qualidade das mercadorias.

Este tempo de trânsito adicional é um problema?

Este tempo de trânsito adicional não tem de ser um problema. Da mesma forma que planeia tempo adicional para um transporte FCL em vez do transporte aéreo, com o LCL, aumenta simplesmente o prazo em comparação com o FCL. O seu transitário deverá aconselhá-lo sobre o calendário, para que possa organizar facilmente os seus outros prazos em conformidade.
 

Até que ponto a minha carga está segura?


Transportar LCL pode ser extremamente seguro, especialmente entre dois armazéns ou terminais de consolidação de mercadoria em contentores seguros. Com mais de 2800 serviços LCL diretos por semana, a DHL Global Forwarding transporta mercadoria LCL entre mais de 45 000 pares de armazéns diferentes e garantimos que todas estas instalações têm vedações do perímetro, vigilantes 24 horas por dia, 7 dias por semana, capacidades vastas de televisão em circuito fechado (CCTV) e identificação obrigatória do pessoal. Para carga de elevado valor ou agrupada, as nossas instalações também incluem vedação interna.

Tal como todos os modos de transporte, há um argumento forte a favor de obter uma boa apólice de seguro de carga para os seus transportes LCL, em vez de depender das convenções de frete internacional para compensação. Saiba porque os expedidores precisam de seguro de carga.

Como embalo a minha mercadoria?

Existem muitas formas de embalar o frete LCL. Regra geral, a sua carga deve ser empilhável e poder ser deslocada por uma empilhadora. As suas mercadorias são leves? Provavelmente, é aconselhável colocá-las numa caixa de cartão robusta, que pode incluir amortecimento e bloqueio interno. Por outro lado, para carga mais pesada, pense em encaixotamento e paletização. É provável que tamanhos consistentes de caixas e caixotes simplifiquem os processos LCL. A DHL Global Forwarding oferece consulta dedicada sobre opções de embalamento. Pode encontrar mais informações na nossa Diretriz de embalamento LCL.
 

Quer ler mais histórias de transitários?


Receba mensalmente na sua caixa de correio eletrónico as últimas novidades sobre o transporte aéreo, marítimo e ferroviário de mercadorias, bem como convites regulares para os nossos webinars.

Quais são os meus próximos passos?


Considera que o envio de contentor com carga fracionada (LCL) poderá ser uma adição útil para o design da sua solução de cadeia de abastecimento? Gostaríamos de ajudar a avaliar o potencial.