Superar a crise de escassez de contentores com o envio marítimo de contentor com carga fracionada
Os desafios da atual crise de capacidade são assustadores. Mas o transporte marítimo de contentor com carga fracionada já está a fornecer soluções a muitas organizações. É uma boa altura para considerar o LCL para a sua própria cadeia de abastecimento.
A crise de capacidade não vai desaparecer tão cedo. Há cenários caóticos em todo o mundo de contentores encalhados nas localizações erradas e, enquanto isso, no mar, navios totalmente carregados não conseguem entrar nos portos. Desde o início da pandemia da Covid-19, a disponibilidade física de contentores tornou-se um grande desafio. Mesmo que possa pagar mais, ainda pode ter dificuldade em garantir um contentor inteiro de 20 ou 40 pés.
Este artigo explora a forma como o transporte marítimo de contentor com carga fracionada (LCL) está a fornecer soluções a muitas organizações:
Como posso superar a atual escassez de contentores?
O envio em contentor com carga fracionada fornece uma solução viável para o problema. Com efeito, este método permite-lhe partilhar um contentor com um ou mais expedidores, tornando mais fácil assegurar a capacidade, embora com volumes de carga mais reduzidos.
Qual é a vantagem para mim?
Embora possa parecer um compromisso, muitas empresas encontram vantagens significativas em transportar volumes de carga menores.
Por exemplo, um dos nossos clientes de retalho com uma fábrica na China obteve uma economia de custos de manutenção de inventário no seu centro de distribuição na América do Norte ao mudar de envios de contentor com carga completa (FCL) uma vez a cada dois meses para envios LCL uma vez por mês. O retalhista conseguiu transportar menos stock de cada vez, o que significa que reduziu os níveis de inventário desnecessariamente elevados perto dos seus principais mercados. Os envios mais frequentes também diminuíram os riscos associados a um atraso inesperado no envio.
Outro dos nossos clientes, um fabricante da indústria ligeira, descobriu que o LCL poderia ajudar a melhorar o fluxo de caixa, algo a que todas empresas estão atualmente mais atentas. Sempre que o fabricante enviava por LCL, os custos de envio e os impostos e direitos relevantes eram menores do que no FCL. Pagar montantes menores com mais frequência é uma forma bem-vinda de distribuir as despesas de envio.
E quanto ao carregamento do meu contentor num navio?
Obter espaço no contentor é uma coisa. Outra é garantir que o seu contentor LCL é colocado no navio conforme planeado.
Nestes tempos difíceis, alguns transitários e transportadores podem quebrar as suas promessas de calendário de envio, atrasando o envio real ao transferi-lo para outra partida até que o contentor LCL atinja a sua capacidade total. Para protegê-lo disso, a DHL Global Forwarding tem uma política de “enviado como reservado” para todas as suas cargas LCL.
Receba informações sobre logística por e-mail
Subscreva as nossas actualizações mensais do mercado e seja convidado para webinars exclusivos onde os nossos especialistas em transitários respondem a todas as suas perguntas sobre o comércio global.
O que mais pode atrasar o meu envio?
Depois de fazer a sua encomenda, existem duas coisas importantes que pode fazer para garantir que o seu contentor LCL é carregado no navio pretendido. A primeira é antecipar a data de carga pronta e ter em mente a hora limite. A segunda é preparar toda a documentação, certificando-se de que verifica os requisitos específicos para as suas mercadorias, especialmente mercadorias restritas, perigosas (DG) e cargas de grandes dimensões.
E se houver uma partida cancelada?
Se estiver a trabalhar diretamente com um transportador ou um pequeno transitário, não ter um navio disponível numa determinada semana pode significar que a sua carga LCL terá de esperar uma semana inteira antes da próxima partida na sua rota específica.
Por isso, faz sentido trabalhar com um transitário experiente com acesso a todas as principais transportadoras – se perder um barco, por qualquer motivo, pode demorar apenas algumas horas a mudar o seu envio para outro. E um serviço LCL porta a porta é preferível nestes tempos incertos, pois pode deixar o transitário reorganizar o calendário de transporte terrestre em ambos os lados para recolha e entrega da carga.
Como faço para planear a chegada do envio?
Nos tempos pré-pandemia, uma viagem da Ásia-Pacífico para Los Angeles não demorava mais de 20 dias. Atualmente, esse tempo de trânsito é impossível, uma vez que muitas companhias marítimas não conseguem manter os seus calendários habituais.
Por isso, deve ajustar os seus planos para refletir tempos de chegada mais longos e menos certos. Com uma análise do desempenho recente do transportador em rotas específicas, o seu transitário deve fornecer um prazo de entrega claro para a operação, incluindo o tempo de trânsito total, juntamente com algum tempo de reserva para garantir que não fica sem inventário.
Posso ver o estado do envio em trânsito?
A visibilidade do envio é essencial para o manter atualizado e informado. Através do portal online myDHLi, a DHL Global Forwarding fornece acesso a dados sobre etapas de transporte padrão e personalizadas. Além disso, estão disponíveis relatórios de gestão de exceções a qualquer momento. Saiba mais acerca do myDHLi.
Existe alguma forma de agilizar o envio LCL?
Pode estar à procura de uma forma de agilizar o envio LCL para apoiar novas iniciativas de e-commerce. Quando precisa de obter um tempo de trânsito LCL mais rápido, existem duas formas principais de agilizar a duração global da viagem.
Primeiro, nos armazéns ou nos terminais de consolidação de mercadoria em contentores (CFS) de origem e destino, os processos de LCL podem ser acelerados. Por exemplo, no CFS de Xangai da DHL Global Forwarding, os serviços LCL acelerados reduzem o tempo de permanência típico de 4 dias para o mesmo dia.
Em segundo lugar, pode acelerar os outros modos de transporte que utiliza. Especialmente se as suas mercadorias percorrerem uma longa distância antes ou depois da travessia marítima, o seu transitário deve oferecer frete aéreo ou frete terrestre expresso. Ao combinar vários modos de transporte, pode manter os custos sob controlo e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo de trânsito porta a porta.
Posso ver o estado do envio em trânsito?
A visibilidade do envio é essencial para o manter atualizado e informado. Através do portal online myDHLi, a DHL Global Forwarding fornece acesso a dados sobre etapas de transporte padrão e personalizadas. Além disso, estão disponíveis relatórios de gestão de exceções a qualquer momento. Saiba mais acerca do myDHLi.
Também poderá ter interesse em
Quer ler mais histórias de transitários?
Receba mensalmente na sua caixa de correio eletrónico as últimas novidades sobre o transporte aéreo, marítimo e ferroviário de mercadorias, bem como convites regulares para os nossos webinars.