Está a fazer envios internacionais? Um dos principais termos com que provavelmente se irá deparar é “Incoterms®”. Neste guia, vamos descodificar o seu significado, apresentando-os numa linguagem simples. Partilharemos exemplos de Incoterms® e a forma como podem afetar a experiência de desalfandegamento da sua empresa.
O que são Incoterms®?
Os Incoterms® - ou “Termos de Comércio Internacional” - foram criados pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) para normalizar as transações comerciais internacionais.
As regras Incoterms® são um conjunto de normas globalmente reconhecidas, utilizadas em todo o mundo em contratos internacionais e nacionais para a entrega de mercadorias, clarificando as responsabilidades entre o comprador e o vendedor relativamente a custos e riscos, bem como ao seguro da carga.
As regras Incoterms® especificam o significado de uma série de termos comerciais, cada um designado por três letras, que refletem a prática seguida pelas empresas na elaboração de contratos de venda de mercadorias.
Os Incoterms® ajudam a reduzir os litígios entre compradores e vendedores, definindo um conjunto uniforme de normas comerciais internacionais.
Porque é que os Incoterms® são importantes?
No âmbito do comércio global, os Incoterms® proporcionam várias vantagens:
- Normalização: Os Incoterms® asseguram uma “linguagem” uniforme para as transações internacionais. Com todas as partes a trabalharem com as mesmas definições e diretrizes, o risco de litígios resultantes de más interpretações é reduzido.
- Clarifica as responsabilidades: Os Incoterms® definem quem é responsável pelo transporte, seguro da carga, formalidades de exportação e importação, pagamento de direitos e impostos, e em que ponto o risco é transferido do vendedor para o comprador. Isto ajuda todas as partes a cumprirem as suas obrigações.
- Eficiência: Os Incoterms® definem claramente as responsabilidades do contrato comercial entre um comprador e um vendedor, conduzindo a uma comunicação e transações internacionais mais fáceis.
Explicação dos Incoterms®
- Os Incoterms® são agrupados em duas categorias com base nos modos de transporte utilizados. Existem sete Incoterms® para qualquer modo de transporte e quatro para o transporte marítimo, terrestre ou fluvial.
- Cada Incoterm® é representado por uma abreviatura de três letras. Isto reflete a prática seguida pelas empresas na elaboração de contratos de venda de mercadorias.
Aqui estão elas: a definição oficial de cada Incoterm® da Câmara de Comércio Internacional (ICC).
Os sete Incoterms® para qualquer modo de transporte
DDP
ENTREGUE COM DIREITOS PAGOS (DDP) significa oficialmente que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador quando as mercadorias são colocadas à disposição do comprador, desalfandegadas para importação, no meio de transporte que chega, prontas para serem descarregadas, no local de destino designado ou no ponto acordado dentro desse local, se tal ponto for acordado. O vendedor assume todos os riscos envolvidos no transporte das mercadorias para o local de destino designado ou para o ponto acordado dentro desse local. Nesta regra Incoterms®, portanto, entrega e chegada ao destino são a mesma coisa.
DAP
ENTREGUE NO LOCAL (DAP) significa oficialmente que o vendedor entrega as mercadorias - e transfere o risco - para o comprador quando as mercadorias são colocadas à disposição do comprador no meio de transporte que chega, prontas para serem descarregadas no local de destino nomeado ou no ponto acordado dentro desse local, se tal ponto for acordado. O vendedor assume todos os riscos inerentes ao transporte das mercadorias para o local de destino designado ou para o ponto acordado dentro desse local. Nesta regra Incoterms®, portanto, entrega e chegada ao destino são a mesma coisa.
DPU
ENTREGUE NO LOCAL DESCARREGADO (DPU) significa oficialmente que o vendedor entrega as mercadorias - e transfere o risco - para o comprador quando as mercadorias, uma vez descarregadas do meio de transporte de chegada, são colocadas à disposição do comprador num local de destino nomeado ou no ponto acordado dentro desse local, se tal ponto for acordado. O vendedor assume todos os riscos inerentes ao transporte e à descarga das mercadorias no local de destino indicado. Nesta regra do Incoterms®, portanto, a entrega e a chegada ao destino são a mesma coisa. A DPU é a única regra Incoterms® que exige que o vendedor descarregue as mercadorias no destino. Por conseguinte, o vendedor deve assegurar-se de que está em condições de organizar a descarga no local indicado. Caso as partes pretendam que o vendedor não suporte o risco e o custo da descarga, a regra DPU deve ser evitada e deve ser utilizada a regra DAP.
EXW
EX WORKS (EXW) significa oficialmente que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador quando coloca as mercadorias à disposição do comprador num local designado (como uma fábrica ou um armazém), podendo esse local designado ser ou não as instalações do vendedor. Para que a entrega ocorra, o vendedor não precisa de carregar as mercadorias em qualquer veículo de recolha, nem precisa de desalfandegar as mercadorias para exportação, se esse desalfandegamento for aplicável.
FCA
TRANSPORTE LIVRE (FCA) significa que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador de uma ou outra das duas formas seguintes:
- Em primeiro lugar, quando o local designado é o local do vendedor, as mercadorias são entregues quando são carregadas no meio de transporte organizado pelo comprador.
- Em segundo lugar, quando o local nomeado é outro local, as mercadorias são entregues quando, tendo sido carregadas no meio de transporte do vendedor, chegam ao outro local nomeado e estão prontas para serem descarregadas do meio de transporte do vendedor e à disposição do transportador ou de outra pessoa nomeada pelo comprador.
Qualquer que seja o local de entrega escolhido, esse local identifica a transferência do risco para o comprador e o momento a partir do qual os custos são por conta do comprador.
CPT
TRANSPORTE PAGO (CPT) significa oficialmente que o vendedor entrega as mercadorias - e transfere o risco - para o comprador, entregando-as ao transportador contratado pelo vendedor ou adquirindo as mercadorias assim entregues. O vendedor pode fazê-lo dando ao transportador a posse física das mercadorias, na forma e no local adequados ao meio de transporte utilizado. Uma vez que as mercadorias tenham sido entregues ao comprador desta forma, o vendedor não garante que as mercadorias cheguem ao local de destino em boas condições, na quantidade indicada ou mesmo de todo. Isto deve-se ao facto de o risco ser transferido do vendedor para o comprador quando as mercadorias são entregues ao comprador através da entrega ao transportador; o vendedor deve, no entanto, contratar o transporte das mercadorias desde a entrega até ao destino acordado.
CIP
TRANSPORTE E SEGURO PAGOS A (CIP) significa oficialmente que o vendedor entrega as mercadorias - e transfere o risco - para o comprador, entregando-as ao transportador contratado pelo vendedor ou procurando as mercadorias assim entregues. O vendedor pode fazê-lo dando ao transportador a posse física das mercadorias, na forma e no local adequados ao meio de transporte utilizado. Uma vez que as mercadorias tenham sido entregues ao comprador desta forma, o vendedor não garante que as mercadorias cheguem ao local de destino em boas condições, na quantidade indicada ou mesmo de todo. Isto deve-se ao facto de o risco ser transferido do vendedor para o comprador quando as mercadorias são entregues ao comprador, entregando-as ao transportador; o vendedor deve, no entanto, contratar o transporte das mercadorias desde a entrega até ao destino acordado.
Os quatro Incoterms® para o transporte marítimo e fluvial
FAS
TRANSPORTE GRATUITO AO LADO DO NAVIO (FAS) significa que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador quando as mercadorias são colocadas ao lado do navio (por exemplo, num cais ou numa barcaça) nomeado pelo comprador no porto de embarque designado ou quando o vendedor adquire as mercadorias já entregues. O risco de perda ou dano das mercadorias transfere-se quando as mercadorias são colocadas ao lado do navio, e o comprador suporta todos os custos a partir desse momento.
FOB
LIVRE A BORDO (FOB) significa que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador a bordo do navio nomeado pelo comprador no porto de embarque designado ou adquire as mercadorias já entregues. O risco de perda ou dano das mercadorias transfere-se quando as mercadorias estão a bordo do navio e o comprador suporta todos os custos a partir desse momento.
CFR
CUSTO E CARGA (CFR) significa oficialmente que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador a bordo do navio ou adquire as mercadorias já entregues. O risco de perda ou dano das mercadorias é transferido quando as mercadorias estão a bordo do navio, de modo que se considera que o vendedor cumpriu a sua obrigação de entregar as mercadorias, quer estas cheguem ou não ao seu destino em boas condições, na quantidade declarada ou mesmo de todo. No CFR, o vendedor não tem qualquer obrigação para com o comprador de adquirir uma cobertura de seguro: o comprador seria, por conseguinte, aconselhado a adquirir uma cobertura para si próprio.
CIF
CUSTO, SEGURO E TRANSPORTE DE MERCADORIAS (CIF) significa oficialmente que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador a bordo do navio ou recebe as mercadorias já entregues. O risco de perda ou dano das mercadorias transfere-se quando as mercadorias estão a bordo do navio, de modo que se considera que o vendedor cumpriu a sua obrigação de entregar as mercadorias, quer estas cheguem ou não ao seu destino em boas condições, na quantidade declarada ou mesmo de todo.
Escolher os Incoterms® certos para as suas transações internacionais
Enquanto PME que vende a clientes internacionais, deve rever as definições dos Incoterms® (fornecidas pela ICC) e chegar a acordo sobre os Incoterms® para transacções internacionais com os respectivos compradores.
Leia mais sobre as regras dos Incoterms® no site oficial da Câmara de Comércio Internacional, onde também pode encomendar a publicação “Incoterms® 2020”. Inscreva-se na formação online sobre as regras do Incoterms® 2020 em icc.academy.
A DHL também elaborou um guia Incoterms® para o ajudar a compreender melhor os diferentes termos; consulte a ligação abaixo*:
*Documento em inglês.
Nota
- Este artigo foi concebido para fornecer uma visão geral rápida das regras Incoterms® frequentemente utilizadas em todo o mundo em contratos internacionais e nacionais.
- “Incoterms” é uma marca registada da Câmara de Comércio Internacional (ICC).
- Leia mais sobre as regras Incoterms® no site oficial da Câmara de Comércio Internacional, onde também pode encomendar a publicação “Incoterms® 2020”.
- Inscreva-se na formação online sobre as regras do Incoterms® 2020 em icc.academy
- Embora tenhamos feito todos os esforços para assegurar que as informações aqui contidas foram obtidas, produzidas e processadas a partir de fontes consideradas fiáveis, não é dada qualquer garantia, expressa ou implícita, relativamente à exatidão, adequação, integridade, legalidade, fiabilidade ou utilidade de tais informações. Toda a informação aqui contida é fornecida numa base “como está”. Em nenhuma circunstância a DHL Express, as suas parcerias ou corporações relacionadas com o Grupo DHL, ou os seus parceiros, agentes ou empregados, serão responsáveis perante si ou qualquer outra pessoa por qualquer decisão tomada ou ação empreendida com base na informação aqui contida ou por quaisquer danos consequentes, especiais ou semelhantes, mesmo que avisados da possibilidade de tais danos.
Para facilitar o envio internacional, abra uma Conta Empresarial DHL Express.