#PequenasEMédiasEmpresas

Guia B2C das PME para vender a nível global

DHL Express
DHL Express
6 min
A DHL courier greets a small business owner
Este artigo aborda
Como vender online internacionalmente
Dicas sobre planeamento, execução e entrega
As soluções logísticas que podem ajudar a sua empresa a crescer a nível mundial

Está a pensar em vender a nível global? É mais fácil do que pensa. Desbloqueie o potencial de vendas a nível internacional no mercado global de e-commerce B2C com planeamento estratégico e soluções de logística especializadas.

A crescente oportunidade do e-commerce internacional

Navegar no mercado global pode ser assustador para as PME, mas com o aumento do comércio eletrónico, nunca foi tão acessível levar a sua empresa a um público internacional.

As estatísticas mostram que o aumento das encomendas digitais veio para ficar, uma vez que 22,6% das vendas a retalho serão realizadas online em 2027. Em particular, o mercado de e-commerce business-to-consumer (B2C) registou um crescimento impressionante nos últimos anos, expandindo a sua presença no mercado e as ofertas de produtos.

De acordo com o U.S. Census Bureau, o comércio eletrónico representou 15,4 por cento das vendas totais em 2023. Com as vendas globais de comércio eletrónico projetadas para atingir 6,3 biliões de dólares (aproximadamente 5,9 biliões de euros) em 2024, existe um enorme potencial para lucrar com o comércio eletrónico.

Criar uma empresa online é um trabalho árduo. Requer uma forte perspicácia empresarial, criatividade e disciplina para tomar as medidas necessárias para fazer arrancar a sua empresa. Mas pode ser uma viagem muito compensadora e gratificante.

Quer seja um empresário experiente que pretende tornar o seu negócio global, ou um novato que pretende testar as águas com o seu novo negócio online, aqui estão alguns passos simples que o ajudarão a pôr o seu negócio a funcionar da forma mais simples possível.

Comece com a estratégia correta

O primeiro passo para começar um negócio online é escolher o mercado certo para o seu produto.

No entanto, a fase inicial pode ser muito complicada, uma vez que é acompanhada por uma série de perguntas. Que países têm uma grande procura dos meus produtos? Que regulamentos devo observar nesses mercados? Que requisitos aduaneiros existem?

“Na Ásia-Pacífico, as MPMEs constituem mais de 97% de todas as empresas, e ouvimos de muitos dos nossos clientes que eles enfrentam vários desafios na expansão dos seus negócios a nível global”, disse Yung C. Ooi, Vice-Presidente Sénior, Comercial, DHL Express Ásia-Pacífico. “Ao fornecer às PMEs as ferramentas e os recursos de que necessitam para comercializar e expedir internacionalmente com facilidade, podemos ajudá-las a aumentar a sua presença e a atingir todo o seu potencial num mercado global dinâmico.”

Guia B2C das PME para vender a nível global

Desbloqueie o potencial de vendas mundial com as ferramentas digitais e soluções de logística especializadas da DHL Express.

Desbloqueie o potencial de vendas global com ferramentas digitais e soluções especializadas da DHL Express:

1. PLANEAMENTO

1. PLANEAMENTO

Utilize as ferramentas de planeamento pré-envio MyGTS (My Global Trade Services) da DHL Express para envios internacionais.

Planeador pré-envio

Ferramenta completa para conformidade com os regulamentos de importação/exportação e cálculo dos custos de desembarque.

Comparação de corredores comerciais

Identificar acordos de comércio livre vantajosos.

Procurar códigos pautais

Classifique os produtos de forma eficaz, ajudando a um desalfandegamento eficiente e a estratégias de preços precisas.

 

2. CONFIGURAÇÃO

2. CONFIGURAÇÃO

Assegurar entregas sem problemas com uma logística de confiança fornecida.

Importância de fornecedores fiáveis

70% dos compradores preferem fornecedores de logística bem conhecidos, e 43% são propensos a abandonar uma compra se o fornecedor de logística não for reconhecido.

Apoio às PME com o programa QuickShip

Crie uma conta empresarial DHL Express sem requisitos de histórico de crédito e desfrute de descontos melhorados e opções de envio mais alargadas.

3. CUMPRIMENTO

3. CUMPRIMENTO

Integre o DHL Express Commerce (DEC) com a sua plataforma de comércio eletrónico.

Integração de plataformas

Gerir as opções de envio e logística diretamente em plataformas como a Shopify.

Personalização

Ajustar os custos com base em impostos específicos do mercado para preços transparentes.

4. PÓS-VENDA

4. PÓS-VENDA

Opções de entrega flexíveis com o DHL Express On Demand Delivery (ODD).

Conveniência

Assuma o controlo dos seus envios. Recolha os envios nos DHL Service Point, nos cacifos de encomendas ou autorize a entrega sem contacto.

Flexibilidade de viagem

Adiar as entregas até 30 dias sem custos adicionais.

5. DEVOLUÇÕES

5. DEVOLUÇÕES

Devoluções simplificadas com envio sem etiquetas.

Eficiência

Não há necessidade de etiquetas físicas; a DHL trata da etiquetagem eletronicamente.

Rastreamento em tempo real

Aceda às atualizações de entrega instantaneamente e reduza o tempo de processamento.

As empresas que optam pela DHL Express como seu provedor de logística podem aproveitar uma riqueza de conhecimento para determinar estrategicamente quais mercados devem levar seus negócios. Os vendedores podem facilmente encontrar informações alfandegárias essenciais para as suas necessidades de envio internacional com o My Global Trade Services (MyGTS) da DHL Express. Esta plataforma de autosserviço fornece informações vitais para ajudar os proprietários de negócios no planeamento e orçamento, orientando-os através do processo de ajuste dos seus preços e estratégia.

O MyGTS fornece um Planeador Pré-Envio que dá aos empresários uma compreensão abrangente dos regulamentos de importação/exportação relevantes, fornecendo resultados importantes e relevantes de informações aduaneiras e comerciais. Inclui uma função de Comparação de Faixas Comerciais, que proporciona um conhecimento de primeiro nível dos países com acordos de comércio livre vantajosos para produtos relevantes.

Além disso, a sua ferramenta Encontrar Códigos Pautais simplifica o processo de classificação dos produtos, identificando rapidamente os códigos HS e orientando os proprietários de empresas de comércio eletrónico na categorização correta dos produtos expedidos. Esta função é crucial para garantir um desalfandegamento eficiente e evitar atrasos.

Tendo em consideração os custos de importação e os requisitos aduaneiros, o myGTS fornece aos vendedores um cálculo de custos mais exato e ajuda-os na sua estratégia de preços quando vendem online. Isto inclui o cálculo da Estimativa de Custos de Desembarque, que oferece uma orientação do valor total do produto mais quaisquer outros direitos ou impostos envolvidos no envio.

Estabelecer entregas fáceis

Com um plano de negócios sólido assegurado, o próximo passo para os proprietários de empresas seria descobrir como fazer chegar os seus produtos ao mercado consumidor-alvo.

Trabalhar com um fornecedor de logística fiável é crucial para o sucesso de um negócio de comércio eletrónico. De acordo com a Pesquisa Internacional de Consumidores da DHL, 70% dos compradores afirmaram que o reconhecimento do fornecedor de logística era importante para eles quando efectuavam uma encomenda, enquanto 43% acrescentaram que abandonariam a compra se não confiassem no fornecedor de entrega.

Trabalhar com um fornecedor de logística fiável garante um cumprimento eficiente, o que é fundamental para ganhar a confiança e a lealdade do cliente.

No entanto, os fornecedores de logística estabelecidos exigem normalmente que as empresas apresentem o seu historial de crédito ou demonstrem estabilidade financeira para minimizar o risco de não pagamento. Ao avaliarem o historial de crédito de uma empresa, podem avaliar a probabilidade de a empresa cumprir as suas obrigações de pagamento e determinar se estão dispostos a celebrar contratos de longo prazo ou parcerias em que possam ser negociadas condições de pagamento mais favoráveis.

As empresas em fase de arranque, por serem recém-criadas, normalmente não possuem um historial de crédito. Este facto tem sido um grande obstáculo ao processo, impedindo as pequenas empresas de criar parcerias com fornecedores de logística seguros.

Mas com o rápido crescimento das PME, alguns fornecedores de logística adaptaram-se para encontrar formas diferentes de avaliar e mitigar os riscos, permitindo que empresas mais recentes ou mais pequenas estabeleçam relações de trabalho com eles. Por exemplo, as empresas que não têm um historial de crédito estabelecido podem pagar adiantado ou no ato da entrega ou fornecer um depósito ou pagamento parcial antecipado para tranquilizar os fornecedores.

Para apoiar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PME), a DHL Express irá alargar os privilégios de envio de contas às PME através do programa 1QuickShip. Isto permite que as PMEs criem contas comerciais com a DHL Express sem a necessidade de um histórico de crédito, ou mesmo de um registo comercial. A inscrição numa conta empresarial DHL Express também permite que os clientes PME tenham acesso a melhores níveis de desconto e, eventualmente, maior acesso a opções de envio, criando um processo de integração de clientes eficiente e sem complicações.

Cumprimento sem problemas com plataformas de comércio eletrónico integradas

A parte mais crucial da criação de um negócio online é garantir uma plataforma de comércio eletrónico adequada. Os vendedores devem concentrar-se em criar uma experiência de fácil utilização para os seus clientes.

Os produtos devem ser listados com dimensões ou tamanhos específicos e os clientes devem ser capazes de identificar facilmente os produtos que pretendem e efetuar a venda de forma conveniente. Assim, a plataforma de negócio online deve ser capaz de satisfazer facilmente as encomendas e enviá-las de forma eficiente.

A DHL Express introduziu a solução DHL Express Commerce (DEC) para criar uma viagem intuitiva para o cliente, que simplifica o processo de envio ao integrar as soluções de logística da DHL com a(s) plataforma(s) de comércio eletrónico do proprietário da empresa.

Assim, os expedidores podem gerir as suas opções de expedição e logística diretamente em plataformas como a Shopify.

O DEC é também altamente personalizável, permitindo aos clientes ajustar os custos com base em impostos variáveis relacionados com o mercado relevante e as categorias de produtos. Por exemplo, um comprador dos EUA pagaria um montante diferente de impostos em comparação com um comprador na Alemanha. Tendo estes dados em consideração, os expedidores podem então fixar o preço dos seus produtos em conformidade para assegurar uma comunicação mais eficiente e uma transparência de preços com os seus clientes.

Oferecer mais opções pós-venda

À medida que a economia regressa à normalidade após a pandemia, há menos pessoas a trabalhar a partir de casa e os compradores estão a afastar-se das entregas ao domicílio e a exigir maior flexibilidade nas opções de entrega dos retalhistas online.

Dar aos clientes a opção de redirecionar as suas entregas para outro local num curto espaço de tempo é importante para muitos dos compradores de todo o mundo. As opções de entrega flexíveis tornaram-se vitais para garantir mais vendas. 95% dos compradores online inquiridos na Pesquisa Internacional de Consumidores da DHL afirmaram ter abandonado uma compra porque a opção de entrega pretendida não estava disponível.

Embora a entrega das compras em casa ainda seja a primeira escolha para 76% dos compradores globais, mais de 75% expressaram o desejo de deixar os seus bens num local seguro quando não estão em casa.

Além disso, 15% dos clientes querem agora que as mercadorias sejam deixadas num ponto de acesso à sua escolha (como um cacifo de encomendas ou uma loja) e 9% preferem deixar as suas encomendas com um vizinho de confiança.

Para tornar o processo de last-mile mais previsível e bem sucedido, a DHL concebeu a solução DHL On Demand Delivery (ODD), que dá aos destinatários mais flexibilidade e controlo na decisão de quando, onde e como os seus envios devem ser entregues.

A ODD é acessível através da aplicação DHL Express Mobile e do website da DHL Express através do navegador web do cliente. Uma vez iniciado o processo de envio, os clientes recebem um alerta por SMS e uma notificação por e-mail com um link para o site do ODD. De seguida, podem escolher a opção de entrega e fazer pedidos que se adequem à sua conveniência.

“Com o ODD, os destinatários dos envios já não precisam de se preocupar com o facto de os seus horários diários serem interrompidos ou constrangidos por terem de esperar passivamente pelas suas entregas quando estão ocupados a fazer o seu dia. Minimiza as tentativas de entrega falhadas ou as entregas extraviadas, que são causas comuns de frustração tanto para os destinatários como para os remetentes”, afirmou Yung.

Os clientes podem então recolher o seu envio num Ponto de Serviço DHL, num Centro de Serviço, num cacifo de encomendas ou num parceiro de vendas. Os clientes que preferem uma entrega sem contacto podem autorizar a DHL Express a deixar o envio sem assinatura numa hora e local específicos, dentro de um determinado raio de ação do seu endereço de entrega original. Eles também podem nomear um vizinho ou outra parte autorizada para receber a remessa em seu nome.

Os destinatários que viajam por períodos mais longos também podem adiar suas entregas por até 30 dias corridos sem taxas extras de armazenamento.

Feche o ciclo com devoluções simples

Por último, a logística de devolução é o fator de mudança que fez do comércio eletrónico um modelo de negócio viável para muitos consumidores. Permite aos compradores em linha a mesma experiência de tocar e experimentar produtos da mesma forma que o fariam nas lojas e devolvê-los à loja caso o produto não seja do seu agrado.

A Pesquisa Internacional de Consumidores da DHL concluiu que uma política de devoluções simples e gratuita encorajaria uma média global de 49% dos compradores online inquiridos a comprar produtos em mercados internacionais. Fechar o ciclo com um serviço de logística de devoluções que seja conveniente e fácil de compreender é fundamental para proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Os clientes podem devolver as suas encomendas em qualquer loja ou Service Point da DHL.

A DHL Express oferece envio sem etiquetas para agilizar o processo de devoluções, eliminando a necessidade de os proprietários de negócios prepararem etiquetas físicas para seus pacotes e encomendas. Em vez disso, o Centro de Serviços DHL Express encarrega-se de etiquetar os envios, transmitindo eletronicamente as informações de envio, tais como o número do envio, para proporcionar um processamento mais rápido e um acompanhamento da encomenda em tempo real.

Isto não só reduz o desperdício de tinta, papel e outros consumíveis de impressão de etiquetas, como também oferece uma alternativa mais eficiente e económica a outros métodos de envio internacional. Isto permite-lhe poupar tempo nos processos de impressão, afixação e manuseamento de etiquetas, acelerando assim o processo global de envio.

Além disso, com a transmissão eletrónica das informações de envio, é possível aceder instantaneamente a actualizações sobre o estado da entrega. O envio sem etiquetas permite que as encomendas sejam acompanhadas em tempo real e que os clientes se mantenham informados sobre o progresso das suas encomendas.

Abraçar o mercado global do comércio eletrónico apresenta muitas oportunidades para as PME, mas também requer um planeamento cuidadoso e uma execução estratégica. Ao estabelecer um sistema de logística sólido, as empresas podem simplificar o envio internacional, aumentar a satisfação do cliente e otimizar as operações. Com a abordagem certa, as PMEs podem navegar com sucesso pelas complexidades das vendas globais e prosperar no cenário do comércio eletrónico em constante evolução.

Abra uma Conta Empresarial DHL Express para facilitar o envio internacional.